PM realiza operação em Teresina para combater a criminalidade nos bairros

04/08/2013 12h20


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Cerca de 200 policiais militares participaram da operação.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Cerca de 200 policiais militares participaram da operação.

Cerca de 200 policiais militares realizaram uma mega-operação da corporação e ocuparam todas as Zonas de Teresina nesse sábado (3). De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel Alberto Menezes, a ação nomeada de Força Total tem o objetivo estourar bocas de fumo, coibindo assim a tráfico de drogas.

“O ideal é evitar que o crime aconteça, por isso nós realizamos esse trabalho preventivo. A missão tem foco no combate a roubos, furtos, infração de trânsito, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e a prisão de foragidos da justiça”, esclareceu.

Alberto Meneses disse ainda que durante a ação os policiais revistaram os veículos, além de fazer a checagem dos documentos do carro, buscas em pontos de vendas de drogas, abordagens em motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que passam pelo local.

“Esta foi mais uma ação conjunta entre as polícias de elite e o policiamento ostensivo, e teve início às 20 horas. A operação foi entre as policiais dos Batalhões, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e todos os batalhões da capital, além das Companhias de Policiamento de Trânsito”, disse.

A operação da polícia tem apoio da população que está assustada com a violência na região. Para o músico Flávio Moura, a presença dos policiais nas ruas sempre inspira segurança. “É sempre bom que tenhamos policiais por perto para nos ajudar e nos orientar. Acho essencial a presença da polícia em todos os bairros da cidade para inibir a ação de suspeitos”, afirmou.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Blitz foi montada para aobrodar motoristas irregulares.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Blitz foi montada para aobrodar motoristas irregulares.

Segundo o coronel Alberto Menezes, 720 abordagens foram realizadas durante a operação e dez pessoas foram detidas, sendo três por porte ilegal de arma, duas por embriaguez ao volante e uma pessoa foi presa tentando subornar os policiais.

"Nós também tivemos duas ocorrências por furto, uma pela lei Maria da Penha, apreendemos oito armas brancas e uma de brinquedo. Reconhemos cinco carteiras de habilitação e 15 documentos de veículos atrasados. Ao todo 20 remoções de veículos foram realizadas e 53 multas aplicadas", revela.

O comandante de policiamente avalia positivo a operação e destaca que nenhum homicídio doloso e culposo, além de acidente de trânsito foram registrados na capital de sábado (3) para domingo (4).