Homem condenado a 20 anos por estupro é preso após ser identificado pelo SPIA em Teresina
28/01/2026 10h44Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/SSP-PI
Foragidos são presos após serem identificados pelo SPIA.
Foragidos são presos após serem identificados pelo SPIA.Dois homens com ordens judiciais em aberto foram presos em Teresina, nesta terça-feira (27). Segundo a polícia, os dois foram identificados e eram monitorados através do Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA).
Um deles recebeu uma condenação de quase 20 anos pelo crime de estupro. Em imagens divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, os policiais abordam dois homens e informam que os foragidos estavam sendo monitorados.
O outro foragido era procurado por fugir de uma prisão preventiva após descumprir uma medida protetiva, segundo o diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão.
O SPIA dispõe de visão noturna com infravermelho, leitura automática de placas veiculares e análise de comportamento. Recentemente, as imagens do sistema passaram a ser compartilhadas com a rede municipal de videomonitoramento de Teresina.
"O sistema permite o cruzamento de dados, a identificação precisa dos alvos e o monitoramento por meio do videomonitoramento com inteligência artificial, transformando o espaço urbano em um ambiente de controle e eficiência no combate à criminalidade”, pontuou o diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Yan Brainer.
Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews











