MP pede lista de vacinados contra Covid-19 em Teresina à FMS

08/02/2021 15h33


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO MP requereu os seguintes dados dos vacinados: nome, CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida e vacina utilizada. Nesta terça-feira (9), a capital piauiense iniciar(Imagem:Reprodução)
 O Ministério Público do Piauí pediu à Fundação Municipal de Teresina (FMS) que envie, diariamente, ao órgão, a lista com informações das pessoas vacinadas contra a Covid-19. O objetivo, conforme a recomendação, é dar mais transparência à inserção dos grupos prioritários na campanha de vacinação.

O MP requereu os seguintes dados dos vacinados: nome, CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida e vacina utilizada. Nesta terça-feira (9), a capital piauiense iniciará a vacinação de idosos com 90 anos ou mais. Até o momento, os profissionais de saúde e idosos que moram em abrigos receberam a primeira dose do imunizante.

O órgão também recomendou que a Prefeitura de Teresina adote medidas a fim de evitar aglomerações nos postos de vacinação e proporcionar maior segurança às pessoas que irão receber os imunizantes. A FMS instalou quatro pontos de drive-thru, formato em que a pessoa é vacinada sem precisar sair do carro. Os pontos estarão localizados em diferentes zonas da capital, das 9h às 17h. (Confira a lista com os pontos de vacinação ao fim da reportagem).

Além disso, o MP solicitou que a prefeitura envie ao órgão o plano municipal de imunização contra Covid-19, que inclua uma página eletrônica com os dados necessários para o acompanhamento da cobertura vacinal e ainda amplie os outros meios de comunicação com a população.

“A presente recomendação não afasta a atuação da Controladoria Interna do Município, nem a fiscalização externa dos entes legitimados, tampouco afasta a responsabilidade legal pessoal de quaisquer agentes públicos por atos nos exercícios de suas funções. A omissão no seu cumprimento poderá ensejar quaisquer medidas cabíveis, dentre as quais a responsabilização por ato de improbidade administrativa”, informou o promotor Eny Marcos Pontes, responsável pela recomendação.


Tópicos: lista, fms, piau?