Após pedido do MP, prefeitura de Londrina veta jogos no Estádio do Café até o dia 8 de março

27/02/2021 18h27


Fonte G1

Imagem: Patrícia PivetaApós pedido do MP, prefeitura de Londrina veta jogos no Estádio do Café até o dia 8 de março(Imagem:Patrícia Piveta)Após pedido do MP, prefeitura de Londrina veta jogos no Estádio do Café até o dia 8 de março

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, atendeu o pedido do Ministério Público e vetou a realização de atividades no Estádio do Café até o dia 8 de março. A data é quando termina a vigência do decreto estadual que deixou mais rígido as medidas contra a pandemia de coronavírus em todo Paraná

O ofício de Londrina acaba impossibilitando a realização do jogo entre Londrina e Maringá, neste sábado, pela primeira rodada do Paranaense, no estádio do Café. O decreto especifica apenas o Café como impedido de receber jogos e não fala nada sobre o estádio VGD. Ele, no entanto, não está cadastrado no site da Federação Paranaense de Futebol (FPF) para receber partidas oficiais.

O time do Londrina já estava no Estádio do Café quando soube do veto da prefeitura e a impossibilidade de fazer a partida. O clube ainda não se pronunciou oficialmente.

É o segundo jogo do Paranaense suspenso nesta abertura do Paranaense. O jogo de FC Cascavel x Paraná, previsto para este sábado, às 19h30, foi vetado pelas autoridades sanitárias de Cascavel. A secretaria de saúde já havia comunicado na última sexta-feira que o jogo não seria realizado e confirmou neste sábado, após recomendação do MP. Entre os argumentos, além do decreto estadual, é do que os hospitais da cidade estão superlotados, com fila de espera e não suportariam a internação de mais alguém em um acidente que pudesse ocorrer durante o jogo.

A decisão veio depois que os promotores de Justiça das quatro macrorregiões do Paraná emitiram uma nota, na tarde deste sábado, recomendando a suspensão das partidas de futebol deste fim de semana, pelo Campeonato Paranaense, nas cidades de Londrina, Curitiba e Cascavel.

A recomendação foi encaminhada para os prefeitos de Londrina, Curitiba, Maringá e Cascavel e também para a Federação Paranaense de Futebol (FPF). Os promotores aguardam resposta formal de todos prefeitos.

O MP não quer que os jogos sejam realizados em razão do decreto estadual, que determinou medidas mais restritivas em todo Paraná, em razão da pandemia de coronavírus, onde apenas atividades essenciais estão permitidas e há toque de recolher a partir das 20 horas.

Os promotores citam a gravidade da situação da pandemia no momento e que vários hospitais pelo estado estão superlotados e com lista de espera. Ainda lembram que descumprimento de medida sanitária para conter a pandemia é crime e que os prefeitos podem ser responsabilizados.

Tabela completa do Campeonato Paranaense

- A realização do jogo de futebol citado, nas condições atuais, pode levar à presunção de “prática que configure a aceitação do risco de propagação de germes patogênicos” - dolo eventual, o que pode corresponder, em tese, ao tipo penal do artigo 267 do Código Penal, escrevem.

Os jogos de Cianorte x Athletico (sábado, 17h15), Toledo x Rio Branco-PR e Operário-PR x Azuriz (ambos no domingo, às 16 horas) não foram citados pelo MP

Apesar do decreto estadual de restrição, inclusive com toque de recolher a partir das 20 horas em todo o Paraná, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, enviou comunicado que está de acordo com a realização do campeonato, incluindo o jogo em Cascavel. Segundo ele, as medidas de controle, com testagem de jogadores, mantêm a segurança das partidas.

Regulamento: o Campeonato Paranaense de 2021 tem a mesma fórmula do ano passado, com 12 times se enfrentando em turno único (11 rodadas). Os dois piores caem. E os oito melhores avançam para o mata-mata, que será disputado em jogos de ida e volta. As finais serão nos dias 16 e 23 de maio.

Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes

Tópicos: decreto, campeonato, medidas