Equipe Judô Queiroz tenta melhorar desempenho no Grand Prix

04/11/2014 18h11


Fonte Globoesporte.com

O ano de 2013 foi de provação para o judô piauiense, e uma das metas que foram alcançadas, será novamente colocada à prova nos próximos dias. É o Grand Prix Interclubes da modalidade, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e tem o time da Associação Judô Queiroz outra vez para defender a permanência do Piauí na elite. Sétimo colocado no ano passado, a equipe volta ao torneio remodelada e, com os “pés no chão”, tem novamente a mesma missão: terminar entre os 10 primeiros e continuar entre os melhores clubes do país.

Para isso, o esquadrão de judocas comandado pelo professor Queiroz Filho será formado por 10 atletas, sendo apenas três destes, remanescentes do ano anterior. Puxando o time, estão os piauiense: Fabrício Alves (-66kg), João Batista (-73kg), Stanley Torres (-73kg), Leonardo Miranda (81kg), Medeiros Neto (81kg), Fabieldo Torres (81kg) e Francinaldo Segundo (+100kg). Além dos representantes locais, outros três contratados se juntam à equipe em Minas: Gabriel Pinheiro (-66kg – Pernambuco), Roberto Vicente (-90kg – Mato Grosso) e Eduardo Faria (-90kg – Espírito Santo).

Mesmo com várias mudanças em relação à edição passado do torneio, Queiroz acredita que a equipe está bem mais preparada, madura e focada. Para ele, os erros cometidos em 2013 não serão mais aceitos agora, e vê Piauí como uma possível surpresa no Grand Prix.

- Fizemos uma grande participação no ano passado, mas cometemos alguns vacilos, que poderiam ter sido evitados. Além disso, não tivemos sorte. Perdemos um atleta (lesionado) logo na primeira luta. Agora tudo mudou. Nos preparamos melhor e tenho certeza, que com a preparação que fizemos, não só permanecer será meta, mas melhorar nosso posicionamento em relação a 2013 – disse o treinador.

No torneio nacional de clubes, o estado do Piauí aparece entre as 12 principais forças do país, patente adquirida no ano passado em São Paulo, quando o time Queiroz terminou o Grand Prix na sétima posição. Para se garantir novamente na próxima temporada, a equipe piauiense precisa terminar a competição entre os 10 primeiros na fase inicial, objetivo considerado pequeno para o técnico do grupo.

- Apesar do nível da competição ser bem mais elevado nesse ano, nós não vamos entrar para sermos figurantes. Nossa equipe está mais forte, e temos condições de ir mais longe dessa vez. Eu tenho plena consciência das nossas limitações, mas eu sou ambicioso. Vou usar todas as nossas armas nos devidos momentos – frisou Queiroz Filho.

No evento do ano passado, Stanley Torres foi o grande nome do time no torneio. Agora ele terá a companhia de Fabrício Alves, que é atleta da categoria até 60kg, mas vai competir na 66kg. O judoca, inclusive, é considerado pelo treinador como o principal nome do judô masculino piauiense na atualidade. Convocado para a Seletiva olímpica Rio 2016, Queiroz acredita que o pupilo irá impor respeito aos adversários, ainda que não lute na sua habitual categoria.

- O nome do Fabrício é muito forte. Ele é reconhecido nacionalmente. Mesmo o Charles Chibana (judoca número 1 do ranking brasileiro até 66kg), se entrar com ele, vai saber respeitar. Ele está bastante empolgado com essa competição – contou Queiroz.

Estratégia cautelosa

Para repetir, ou mesmo melhorar o desempenho da equipe Judô Queiroz em relação ao ano de 2013, o professor e treinador Queiroz Filho se utilizará da mesma estratégia que levou seu time ao sétimo lugar. A ideia é colocar força máxima contra os adversários mais fracos e do mesmo nível, e poupar os titulares contra as grandes potências.

- Não podemos ser “kamikazes”. Se não temos condições de lutar de igual para igual contra o Pinheiros, Minas Tenis ou Reação, para quê correr o risco de cansar ou lesionar nossos melhores atletas? Precisamos ser estrategistas e atacar no momento certo e com as peças corretas – alertou o treinador.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local