Análise: Altos tem jogo na mão, mas desperdiça chance de se afastar do Z-4 da Série C

04/07/2022 08h59


Fonte Globoesporte.com

O técnico Fernando Tonet havia dito que o duelo com o Floresta iria indicar para qual rumo o Altos iria tomar nas rodadas finais da Série C do Brasileirão. O empate por 2 a 2, no Presidente Vargas, em Fortaleza, levou o Jacaré ao caminho mais dramático: o de brigar pela permanência, ficar longe da zona do rebaixamento. O Z-4 se aproximou de novo.

Empatar fora não costuma ser resultado ruim. Dentro de uma Série C tão equilibrada quanto em 2022, pontuar como visitante é fundamental. O Floresta era um rival direto na parte de baixo da tabela, ou seja, o Altos não poderia deixá-lo passar, e o 2 a 2 manteve o Jacaré à frente do time cearense.
Imagem: João Vitor Paiva/AA AltosPaulo Rangel, Floresta x Altos(Imagem:João Vitor Paiva/AA Altos)Paulo Rangel, Floresta x Altos

Com o empate, o Jacaré manteve a série de seis jogos sem perder – somando mais um ponto longe da sua torcida. Essa regularidade é importante para fugir do Z-4. Feito essas ressalvas, agora com o olhar mais rígido, o Altos tem muito a lamentar o 2 a 2.

O cenário poderia ser outro, pela excelente atuação do time nos primeiros 30 minutos de partida no PV. Nesse período, o Jacaré fez 2 a 0, totalmente soberano, ditando ritmo e jogando com um nível lá em cima.

Ceder o 2 a 2, nesse contexto, desempolgou para uma sequência na Série C, também pelo que o time produziu no segundo tempo. O Altos ficou confortável demais com o placar, não matou o jogo.
Imagem: João Vitor Paiva/AA Altos  Floresta x Altos(Imagem: João Vitor Paiva/AA Altos ) Floresta x Altos


Olhando por esse cenário, o Altos desperdiçou dois pontos no PV. E a rodada foi ruim com Confiança e Vitória vencendo, pressionando o clube a derrotar o Brasil de Pelotas no próximo domingo, no Lindolfo Monteiro.

Em Fortaleza, o Altos sofreu com ausências. A zaga foi bastante prejudicada, sem o titular Lucas Souza. Mimica assumiu o lugar, mas no decorrer do jogo acabou sentindo, e Henrique entrou. Com cinco minutos em campo, o defensor cometeu o pênalti do empate ao colocar a mão na bola.

O setor destoou bastante, sem a dupla titular. Em seu sétimo jogo à frente do Altos, Fernando Tonet pela segunda vez viu o time sofrer dois gols nos 90 minutos. Foram quatro confrontos sem ser vazado e no duelo com o Remo foi um gol levado.
Imagem: João Vitor Paiva/AA Altos  Floresta x Altos (Imagem:João Vitor Paiva/AA Altos ) Floresta x Altos

Na escalação, Fernando Tonet trouxe de novidade a entrada de Dieguinho no lugar de Marcos Aurélio no meio campo. Sem Betinho, suspenso pelo terceiro amarelo, entrou Paulo Rangel.

Com um meia mais dinâmico, o Altos se deu bem ao acelerar o jogo e acertando mais passes. Com 40 segundos, Elielton recebeu de Ferrari e encheu o pé em chutaço. O segundo gol foi bem mais coletivo, com participações de Dieguinho, Diego Viana [que entrou no lugar e Dieyson, que sentiu] e Paulo Rangel. Foi um gol que mostrou treinamento e a sintonia do elenco.

No fim do primeiro tempo, vieram os problemas. Ao baixar seu compromisso ofensivo, o Altos passou uma pressão desnecessária do Floresta, que usou o lado esquerdo de ataque para descontar, aos 45 minutos. Lenta, a recomposição de Mimica permitiu Flávio Torres ficar livre. No chute do atacante, a bola ainda desviou em Ramon Baiano e descontou.
Imagem: João Vitor Paiva/AA Altos  Floresta x Altos, Elielton (Imagem: João Vitor Paiva/AA Altos ) Floresta x Altos, Elielton

O gol acabou tendo consequência para o segundo tempo, com o Floresta mais embalado. Na etapa, o Altos teve uma chance com Manoel, de cabeça, mas não chegou com intensidade [diferente da etapa inicial]. Paulo Rangel, aos 40, acabou calçado na área, em pênalti não marcado que gerou reclamação. O travessão ainda evitou o gol de Randel, que seria o da virada.

Na partida, Tonet teve que fazer mudanças por lesões/desgastes: o lateral-esquerdo Dieyson saiu mancando para Diego Viana entrar; Valderrama deu lugar para Marconi no intervalo; Jerry assumiu a posição de Tibiri. A troca de Ferrari por Polegar, um lateral-direito por outro, é feita naturalmente. As mexidas não impactaram positivamente.

A oscilação em 90 minutos incomodou, o saldo da viagem a Fortaleza poderia ser melhor, mas não se pode desprezar o ponto somado, apesar da sensação de vitória escapada pelas mãos. Os gols marcados, contudo, são sinais que grupo pode fazer bem mais e não passar tamanho sufoco na tabela.
Imagem: João Vitor Paiva/AA Altos  Floresta x Altos(Imagem:João Vitor Paiva/AA Altos ) Floresta x Altos

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: fortaleza, altos, empate