"Só me aceitava quando estava magra", diz Wanessa Camargo sobre pressão estética

15/09/2020 09h15


Fonte Vogue

Imagem: Reprodução / InstagramWanessa Camargo (Imagem: Reprodução / Instagram)Wanessa Camargo 

Uma das cantoras brasileiras mais bem sucedidas tanto da música sertaneja quanto do pop, Wanessa Camargo sabe como ninguém o significado da palavra sucesso. Ela, em 20 anos de carreira, soma inúmeros hits e discos entre os mais vendidos no país e ainda possui uma das bases de fãs mais fiéis. No entanto, sua trajetória também foi marcada por alguns percalços que a deixaram desiludida com a carreira. A pressão estética foi um deles.

“Essa cobrança sempre fez parte da minha vida como mulher. Eu tinha muitos problemas com peso. Eu rejeitava meu corpo, só me aceitava quando estava magra, e, com o início da minha carreira, isso se intensificou”, contou Wanessa em uma live no Instagram da Vogue Brasil.

“Eu fui uma criança magrinha até que a puberdade chegou e mudou meu corpo. Meus seios se desenvolveram, minha coxa ficou mais grossa e passei a ter barriga. Por causa disso, tive muitos problemas. Aos 12 anos, tomei remédio para emagrecer escondida”, prosseguiu Wanessa. “Nas férias, eu queria ir para o spa e quando ia para a praia eu ficava curvada para esconder a barriga”.

A situação de Wanessa piorou ainda mais após ela cair na armadilha de se comparar com outras artistas de sua geração após ficar famosa. “Na vida, sempre vai ter alguém mais bonita e melhor do que você. Mas, com o tempo, fui entendendo e aceitando minha pochetezinha, a flacidez, e busquei ter outro olhar pra vida. Tentei focar na saúde e no bem-estar”, continuou.

“Agora estou vivendo outro processo com a idade. Sou mãe, tenho 37 anos, os 20 ficaram para trás, o rosto vai mudando.... Isso me faz questionar se ainda posso cantar música pop. Mas a Madonna está aí para provar que podemos tudo [risos]”.
Imagem: Instagram/ ReproduçãoWanessa Camargo(Imagem:Instagram/ Reprodução)

Outra dificuldade que enfrentou na carreira foi lidar com relacionamentos profissionais tóxicos enquanto ainda era uma menina com pouca malícia para entender os interesses obscuros que há nos bastidores da indústria musical.

“Cantar foi a primeira coisa que desejei na vida. Eu adorava fazer show com a família assistindo, imitava as paquitas e a Madonna. Aos 7 ou 8 anos, descobri que eu era afinada”, contou ela.

“Quando comecei, tudo era cor de rosa, foi um deslumbramento até descobrir que havia jogos a serem jogados; isso começou a pesar para mim e acabou se tornando uma decepção”, prosseguiu a cantora.

“Eu acreditava no bem das pessoas, na capacidade delas, mas há indivíduos que não escolhem um caminho legal. Muitas vezes me senti usada, perdida. Vi que existem interesses, lobbies, mentiras, falsidade, eu fiquei no meio de uma guerra. Eu me tornei uma marionete na mão de muita gente”, lamentou.

Segundo ela, até sua própria vaidade a atrapalhou. “É claustrofóbico viver numa carreira em que é preciso estar o tempo todo fazendo sucesso. Entendi depois que não somos um produto, somos seres humanos”.

COVID-19
Durante a entrevista, Wanessa também contou como foi descobrir ter sido infectada pelo novo coronavírus no início da pandemia.

“Primeiro, foi meu caçula. Depois eu, meu marido e meu filho mais velho. Não sabíamos o que era até fazermos exame. Eu fiquei pior do que eles. Foram duas semanas difíceis”.

A cantora disse ainda que, após se recuperar, sua família continuou seguindo o protocolo de distanciamento social e manteve o uso de álcool gel e máscara. “Não sabemos se é possível pegar novamente, se podemos transmitir, então estamos tomamos todo o cuidado”. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: vida, carreira, wanessa