Morre, aos 78 anos, a atriz Neusa Maria Faro

08/07/2023 13h29


Fonte Revista Quem

Imagem: Estevam Avellar/GloboClique para ampliarNeusa Maria Faro morreu aos 78 anos.(Imagem:Estevam Avellar/Globo)Neusa Maria Faro morreu aos 78 anos.

Morreu na sexta (7), aos 78 anos, a atriz Neusa Maria Faro. Ela se tornou popular, entre seus diversos papéis, por interpretar a personagem Divina Santini em Alma Gêmea (2005), na TV Globo. Sua história ficou marcada pelo clássico bordão "Oswaldo, não fale assim com a mamãe".

De acordo com pessoas próximas da artista, Neusa estava internada por conta de uma trombose, e sofreu complicações devido a outros problemas de saúde. O velório da atriz será em Valinhos na manhã deste sábado, confirmaram amigos próximos de Neusa.

Neusa estava afastada da TV desde 2016, quando fez Êta Mundo Bom, mas atuou recentemente na peça Gaslight, no ano passado, e em 2021 no filme Nas Mãos de Quem Me Leva. A informação da morte foi confirmada pelo dramaturgo Pedro Leão, amigo da atriz, no Instagram. "Perdemos, infelizmente, a querida Neusa Maria Faro. Super atriz. Interessantíssima. Da melhor qualidade. Mulher de teatro. Querida amiga. Um beijo Neusa", escreveu.

Além de atriz, Neusa também foi dubladora, com trabalhos de destaque principalmente nos anos 80. Ela fez parte do elenco do clássico Jaspion, no qual interpretava a personagem Apple, e fez a voz de Kilmaza no anime Zillion. Ainda aos dezenove anos, ela trocou a música pelos estudos na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP). Depois, dedicou sua carreira integralmente ao teatro, mas iniciou a carreira na televisão em 1974, na TV Cultura, onde integrou o Teleteatro e o Telecurso.

Fotógrafa e também amiga de Neusa, Priscila Prade informou nas redes sociais que a atriz foi levada ao hospital após uma peça e estava internada devido à trombose. "Semana difícil! Minha amada @neusamariafaro acabou de partir! Saiu direto do palco para o hospital, e mesmo assim a contra gosto! Tanto amor pelo teatro, tanta energia, tanta delicadeza na alma", escreveu.

"Conheço Neuzinha há muitos anos, e sempre tivemos uma relação muito amorosa. A alegria dela quando estava com o Jô, e a alegria dela em estar em cena sempre me contagiou! Só tenho lembranças lindas dela. E agora uma saudade imensa! Tinha certeza que nos encontraríamos em breve! Atriz completa, gigante ! Ela era só amor, que sua viagem seja linda meu amor".

Na publicação da fotógrafa, diversos atores prestaram suas homenagens e lamentaram a morte de Neusa. Suzy Rêgo, Reynaldo Gianecchini, Barbara Paz e Marisa Orth foram alguns dos que deixaram suas mensagens para a atriz.

Tássia Camargo, também amiga de Neusa, lamentou a morte da atriz e outros amigos artistas que também morreram recentemente. "Estou perdendo grandes amigos e grandes atores. A querida @neusamariafaro partiu ontem. A outra dimensão com grandes produções teatrais. Meus pêsames à família e amigos em comum. Descanse em paz, dê um beijo no Antunes, na Rita, no Jô, no Zé Celso... E até".

Paulo Betti usou as redes para se despedir de Neusa e relembrou um pouco de sua história na carreira. "Neusa Maria Faro morreu! Ela foi atriz do teatro amador em Sorocaba. Eu a vi na maravilhosa montagem do Teatro do Sesi, na peça Nossa Cidade, de Thorton WIlder, ela fazia o papel da moça heroína, Emily, que morre no trabalho de parto. Era o final dos anos 60. Neusa foi grande e múltipla. Pianista, dubladora, compositora. Formou-se atriz pela Escola de Arte Dramática da USP. A mãe dela tinha uma escola de declamação na rua Tamandaré ou Cesario Mota. A placa na frente da casa modesta era inesquecível: Escola de Declamação Guilherme de Almeida".


Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades

Tópicos: atriz, carreira, neusa