Marina Ruy Barbosa é capa da Glamour de maio

14/05/2025 10h48


Fonte Glamour

Imagem: Gabriela Schimdt | Glamour BrasilMarina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.(Imagem:Gabriela Schimdt | Glamour Brasil)Marina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.

Há um universo que acontece nos bastidores de uma celebridade do quilate de Marina Ruy Barbosa. Ao vê- -la subir num palco internacional, caso do mais recente prêmio que ganhou em Dubai pela contribuição à moda, talvez você não imagine a engrenagem que precisa girar para tudo funcionar devidamente, especialmente a do tempo no relógio — cada segundo é cronometrado. Os compromissos entram em uma agenda atribulada pelas mil profissões que desempenha.

No caso dela, além de atriz, há ainda a empresária de uma marca de moda (oi, Ginger!), um rosto caríssimo ao mercado publicitário e uma influenciadora digital com poder de engajamento de milhões. Eu sei, já te deu palpitação só de pensar. Entretanto, essa sensação contrasta com a voz serena que respondeu a cada uma das perguntas desta entrevista.
Imagem: Gabriela Schmidt | Glamour BrasilMarina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.(Imagem:Gabriela Schmidt | Glamour Brasil)Marina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.

"Faz parte de uma evolução pessoal: ter mais calma e menos ansiedade", diz, reforçando que saúde mental se tornou uma prioridade para si. "Meu perfeccionismo e autocobrança, somados ao volume de trabalho, já causaram crises de pânico. Com isso passei a fazer terapia e a ouvir mais os sinais do meu corpo. Foi transformador." Pode soar estranho que alguém no auge esteja atenta aos freios pessoais. Só que, embora Marina tenha 29 anos, é preciso lembrar que ela começou a trabalhar pequenina, antes dos 10. Desde então, foram 13 novelas, três filmes e quatro séries. No ano passado, encerrou o contrato com a TV Globo — "mas não o relacionamento", garante — e passou a se dedicar ao streaming.

No segundo semestre, vai estrear em Tremembé, série sobre a penitenciária homônima e seus encarcerados célebres, no Prime Video, da Amazon. "Foi uma oportunidade para mostrar um lado diferente da minha atuação", diz. Apesar de intensa, o aceite veio do mesmo desejo de avaliação, de pausa, de saber encerrar um ciclo de trabalhos e se disponibilizar a um novo desafio. O amadurecimento nem sempre foi fácil, principalmente pelo ônus do escrutínio e comentários nem sempre gentis do público.

Apesar disso, Marina contornou "com essa estrutura interna que o tempo nos dá" e recebe uma fase de maior plenitude, até mesmo para festejar as próprias conquistas sem síndrome da impostora. "É uma jornada eterna de aperfeiçoamento e de estudo, mas aprendi a me celebrar sem ter vergonha", afirma. Mais desta mulher, e não mais menina, no papo a seguir.
Imagem: Gabriela Schmidt | Glamour BrasilMarina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.(Imagem:Gabriela Schmidt | Glamour Brasil)Marina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.


Você cresceu diante dos olhos do público, né? Como foi amadurecer neste cenário?

Foi intenso. Cresci diante de milhões de pessoas e a opinião delas teve um peso enorme dentro de mim por muito tempo. Não que ainda não tenha de alguma forma, porque é difícil não ser afetada por comentários. Antigamente, para alguém te ofender ou elogiar tinha que mandar uma carta. Hoje em dia é fácil. As pessoas se escondem atrás de perfis falsos para escrever qualquer coisa. Tento canalizar essa energia para mostrar a qualidade do meu trabalho, profundidade cênica, versatilidade. Com o passar dos anos, fiquei cada vez mais segura no meu ofício. Amadurecer enquanto mulher e descobrir quem eu sou sob o olhar do público foi e é desafiador, me forçou a trabalhar a minha autoconfiança. Sou grata pelas dores e pelas delícias, porque moldaram a pessoa que sou. E como em qualquer outro ramo de trabalho, existem os prós e os contras. No meu caso, não posso reclamar, já vivi muitos sonhos.


Como você lida com o assédio relacionado aos assuntos da vida privada, como o seu noivado?

Entendo que exista uma curiosidade em volta da vida de quem tem imagem pública. Sei que faz parte do que escolhi e não vejo esse interesse de forma negativa. Entretanto, por trás das telas, existem pessoas reais, que têm conquistas, derrotas, alegrias, tristezas. Divido muito sobre a minha vida com prazer, mas, atualmente, também me permito manter algumas informações e momentos privados para que eu possa vivê-los do jeito que sinto que devo. Manter a vida muito exposta me forçou a dar satisfações e a tomar decisões definitivas em momentos que, hoje, vejo que estava pressionada. E não gosto de fazer escolhas influenciadas por comentários de quem não sabe o que está acontecendo. Tento equilibrar para que eu possa ter mais consciência e domínio da minha história.
Imagem: Gabriela Schimdt | Glamour BrasilMarina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.(Imagem:Gabriela Schimdt | Glamour Brasil)Marina Ruy Barbosa é capa da Glamour de Maio.

"Manter a vida muito exposta me forçou a dar satisfações e a tomar decisões definitivas em momentos que, hoje, vejo que estava pressionada"

Quais decisões ou satisfações já se sentiu pressionada a tomar?

Por sentir necessidade de dar minha perspectiva, muitas vezes abri informações que não estava emocionalmente pronta para compartilhar. Fui exposta antes de poder digerir e entender situações dolorosas, e isso criou uma nova camada de complexidade em momentos que já são difíceis. Isso me fez repensar o que estou disposta ou não a tornar público. Vou respeitar meus limites.

Como cuida da saúde mental hoje em dia? Faz terapia?

Saúde mental se tornou uma prioridade para mim. Meu perfeccionismo e autocobrança, somados ao volume de trabalho, já causaram crises de ansiedade e pânico. Com isso, passei a fazer terapia e a ouvir mais os sinais do meu corpo. Foi transformador. Não ignoro mais os meus desconfortos, tento ser mais proativa em me cuidar.

Direção de conteúdo: Renata Garcia. Redatora-chefe: Bárbara Tavares. Fotos: Gabriela Schmidt. Entrevista: Isabella Marinelli. Direção de arte: Marcelo Jarosz. Styling: Leandro Porto. Beleza: Silvio Giorgio (com produtos Dior Beauty e Keune Haircosmectics). Nail artist: Roberta Munis. Set design: Barbara Besouchet. Vídeo: Guilherme Yoshida. Produção executiva: ODMGT. Coordenação executiva: Octavio Duarte (ODMGT). Assistente de direção de arte: Van Foxter. Produção de moda: Duda Zanetti. Assistentes de foto: Bruno Bralfperr e Marina Scavanez. Assistente de beleza: Julia Boeno. Assistentes de set design: Babu Evantui e Nicole Cahali. Assistentes de vídeo: Kim Olivier e Jamil Arrage. Tratamento de imagem: Bruno Rezende. Camareira: Camila Barbosa. Catering: Daniela Batista.



Veja mais notícias sobre Celebridades, clique em florianonews.com/celebridades

Tópicos: moda, marina, terapia