Grazi Massafera completa 20 anos de carreira com vilã em horário nobre: "Repertório de atrocidades"

14/10/2025 12h09


Fonte gshow

Grazi Massafera ocupa um dos lugares mais cobiçados do imaginário nacional: atriz de sucesso, presença marcante nas novelas e nos tapetes vermelhos, é referência de beleza e elegância — o tipo de artista que inspira editoriais, campanhas e olhares.

Mas bastam alguns minutos de conversa para perceber que, por trás da imagem glamourosa e da rotina de estrela, Grazi preserva a simplicidade que a tornou querida desde que foi apresentada ao público no Big Brother Brasil, em 2005.

Quanto mais à vontade fica, mais o sotaque daquela menina de Jacarezinho, no Paraná, aparece. A atriz reconhece o quanto sua vida mudou radicalmente depois que se tornou um fenômeno midiático, mas garante que sua essência segue intacta:

Não tenho uma vida tão movimentada, tão interessante assim. Acordo, trabalho, gosto de malhar, cuidar da minha saúde, da minha família (...) Não sou de beber, saio pouco. Me contento em botar o pé na grama, tomar um banho de cachoeira”
Imagem: Fernando Tomaz/gshowGrazi Massafera posa para a capa gshow.(Imagem:Fernando Tomaz/gshow)Grazi Massafera posa para a capa gshow.

Malévola

Completando 20 anos de carreira, Grazi ganhou um verdadeiro presente para celebrar a data: faz sua estreia no papel de vilã em Três Graças. Na nova novela das 9, ela será Arminda: uma viúva cruel e com humor macabro. A personagem é uma criação de Aguinaldo Silva, responsável por tipos antológicos da TV quando o assunto é maldade, fato que tem deixado a atriz com frio na barriga:

E não é só frio na barriga, não! Tem insônia, tem tudo no meio. Não vai passar tão cedo. Acho que até o fim da novela vou me sentir assim, porque sou dessas”

Arminda é uma mulher esnobe, egoísta e cruel, que intimida e oprime todo mundo ao seu redor (confira cenas da personagem no vídeo acima). A vilã despreza os mais necessitados, tem a vida centrada em seu próprio prazer e interesses. Sua crueldade se manifesta, principalmente, em humilhações ao filho, Raul (Paulo Mendes) e na negligência com a mãe idosa, Josefa (Arlete Salles). É manipuladora e astuta, e não tem senso de moralidade:

A maior dificuldade de interpretar essa vilã é o repertório das atrocidades, encontrar naturalidade, falar essas atrocidades todas. Eu fico nervosa? Fico, mas também me dá prazer”

Parceria com Murilo Benício

No projeto, Grazi divide o set pela primeira vez com Murilo Benício, que interpreta o inescrupuloso Santiago Ferette. Amantes, Arminda e Santiago comandam um esquema altamente lucrativo de falsificação de remédios.

Queria muito trabalhar com o Murilo. Acho ele genial, extremamente criativo, além de ser uma pessoa muito divertida e feliz no set. Se a gente está cansado, ele faz um deboche, uma piada que deixa tudo mais leve. O Murilo é leveza e muito talento”

Apoios

Ao longo dessas duas décadas, muito se falou sobre os artistas que se recusaram a contracenar ou trabalhar a ex-BBB. Mas, nem tudo foi boicote ou rejeição. Grazi também teve lindos encontros e quem lhe estendesse a mão em seu começo no ofício de atriz:

Olha, Sônia Braga, lá em Páginas da Vida, foi incrível. Ela me indicou clássicos do cinema para assistir e atrizes para ver. Walderez de Barros, que foi minha mãe nessa novela, também foi incrível. A Ana Paula Arósio foi maravilhosa. O Lima Duarte, que foi meu pai em outra novela”

“Os meus mestres são os atores com quem eu trabalhei. Observo muito. Hoje, estou fascinada pela Arlete Salles: pela forma com que ela trabalha, pela incansável busca e criatividade dela. É a coisa mais linda de ver”.

Volta às novelas

Três Graças marca o retorno de Grazi às novelas após um hiato de cinco anos. A pausa foi planejada para que ela pudesse ter mais tempo para cuidar de si e se dedicar integralmente à filha Sofia, de 13 anos – fruto de seu casamento com Cauã Reymond:

“Tenho uma equipe maravilhosa que, quando estou fora, me ajuda demais, mas eu queria estar na minha casa, queria estar atenta ao dia a dia, à rotina da minha filha e eu consegui isso. Tanto é que ela está vindo aí com uma adolescência supergostosa e tranquila. E valorizo esse lugar de poder ter parado para olhar e ficar com ela, olhar para mim, ficar comigo, fazer as coisas do jeito que eu estava querendo, no ritmo que eu estava querendo”.

Maternidade

Entre erros, acertos e culpas que toda mãe carrega, Grazi fala com sinceridade sobre o processo de amadurecimento que vem junto com a maternidade e os desafios de criar uma menina que já começa a descobrir o mundo — e a si mesma — enquanto cresce cercada pela curiosidade do público.

“Todo o processo de maternidade é doloroso. A gente sofre, se sente culpada… mãe já nasce com culpa. Então eu venho passando por todo esse processo, aprendendo a ser mãe com a minha filha”, reflete.

“Eu digo isso a ela: estou aprendendo a ser mãe com você. Erro, mas estou sempre querendo acertar com as minhas questões - que trago da minha criação. O que deu certo, eu replico; o que não deu certo, tento mudar para quebrar esse ciclo”, afirma.
“Acredito no amor”

Aos 43 anos, a atriz vive um momento de plenitude e liberdade. Solteira, ela fala sobre o amor com leveza e maturidade:

“Claro que sou a favor do casamento, sou a favor de relacionamento. Eu acredito no amor, sou canceriana, desculpa”, brinca e, em seguida, completa: “Estou solteira e estou bem demais”.


Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: atriz, novela, grazi