"Aos 40, estou mais corajosa e vivendo intensamente", diz Erika Januza
03/09/2025 10h35Fonte Revista Quem
Imagem: Larissa Queiroz/Reprodução/Instagram
Erika Januza

Erika Januza tem chamado atenção pelos posicionamentos e opiniões no sofá do Saia Justa, do GNT, que fazem parte da fase de amadurecimento pessoal e profissional. A atriz, que completou 40 anos em maio, fala em entrevista exclusiva sobre as transformações que a nova idade lhe trouxe, reflete sobre os aprendizados semanais no programa e sobre a forma como tem encarado a vida. “Tenho tentado levar a minha verdade. Aos 40, estou mais aberta e mais corajosa.
Solteira, a atriz de Arcanjo Renegado diz que é muito romântica e que, apesar de pensar muito no futuro, está dando mais oportunidades para o presente. “Eu não sei ser solteira muito bem. Mas estou vivendo muito presente e vivendo intensamente".
Imagem: Reprodução/Instagram
Erika Januza no Saia Justa.

Confira a entrevista:
Você lida com muitos temas no Saia Justa. Como é para você opinar sobre assuntos que, às vezes, não fazem parte da sua vivência direta?
Nem sempre os temas têm a ver comigo, mas eu procuro olhar os recortes que cabem na minha vida. Já falamos de maternidade, por exemplo. Eu não sou mãe, mas sou filha e consigo trazer minha visão. Também falamos de dívidas, e eu já fiquei muito mal por dívidas de cartão de crédito. Prefiro ser sincera do que fingir que nunca passei por problemas. Tenho tentado levar a minha verdade, não para agradar nem para ser politicamente correta, mas para ser honesta comigo e com quem me assiste.
Você tem recebido muitos elogios pela postura autêntica no programa. Como encara essa repercussão?
Você não tem noção da quantidade de gente compartilhando histórias no meu direct (do Instagram). Outro dia, um rapaz me encontrou no aeroporto, me abraçou e chorou dizendo que uma fala minha sobre o novo o inspirou a tomar a decisão de se separar. Tem sido muito gratificante compartilhar quem eu sou e ver outras pessoas se identificando comigo. Eu gosto de poder estar sendo eu mesma e não ter sido cancelada ainda (risos).
Participar do Saia Justa mudou você?
Muito. Cada semana são três temas diferentes, alguns que eu nunca tinha parado para pesquisar ou pensar a fundo. Vou atrás de podcasts, livros, artigos… Tenho aprendido demais, está me engrandecendo como pessoa.
Você pretende continuar no sofá do Saia?
Quando acabar a temporada, só Deus sabe o que virá. Mas só de as pessoas estarem me dando esse feedback positivo, tenho a sensação de que cumpri a minha missão de pelo menos ser eu, trocando muito com as meninas. Temos um relacionamento maravilhoso, rimos muito, a gente tem se dado muito bem. Quando dá, a gente sai juntas depois do programa.
Imagem: Reprodução/Instagram
Erika Januza

Você completou 40 anos recentemente. Como encarou essa nova idade, que é um marco para a mulher?
Foi a primeira vez que eu fiz uma festa de aniversário! Eu tive muitas mudanças nesse período. Mudança de relacionamento, mudança de Carnaval, profissão, de casa! Tudo aconteceu ao mesmo tempo. Minha vida deu um rebuliço. Quando eu saí do Carnaval, duas semanas depois eu fui convidada para o Saia Justa. E o Saia era exatamente no dia dos ensaios de Carnaval. Deus pegou e foi encaixando tudo. Eu acredito muito no tempo e que, quando uma coisa acontece é porque tinha que acontecer. E se não aconteceu, não era. Nem sempre a gente se conforma com algumas coisas, mas a gente tem que entender, pois ficar sofrendo é pior. Leva tempo, mas tem que ter paciência. Meus 40 anos foram um joguinho de xadrez da vida.
Como você se vê hoje?
Eu me acho mais bonita hoje. E mais madura, claro. Minha virada de ciclo me deixou mais aberta, mais corajosa. Eu vejo as coisas diferentes, se eu tinha mágoa com alguém, estou abrindo meu coração. A gente perdeu tantas pessoas importantes nos últimos tempos que eu fiquei refletindo sobre a vida. Hoje a gente está aqui, amanhã a gente não sabe.
Você falou que você está se sentindo mais bonita aos 40. Como está sua autoestima e como ela mudou ao longo dos anos?
De corpo eu não estou 100% feliz com ele, a gente nunca tá. Mas eu olho para mim hoje e falo: "Nossa, eu tô bem, né"? Eu nunca me imaginei com 40 anos. E hoje eu olho para mim com 40 anos e eu tenho a mesma cara que eu tinha antes, sem um monte de procedimento, só como Deus quis. E como eu quis e como eu consegui! Estou me sentindo bem. E não estou me preocupando mais tanto com o julgamento do outro.
Imagem: Reprodução/Instagram
Erika Januza

O que você espera para o futuro? Você é mais de viver o presente ou de ficar ansiosa pelo que virá?
Uma ansiedadezona! Eu sou daquelas que nem dorme direito à noite pensando na vida. Eu sou bem ansiosa, sim, mas estou vivendo muito presente e vivendo intensamente. Eu sempre fui muito metódica, muito certinha, não que eu não seja mais, mas estou querendo viver o hoje. Viver o hoje com sabedoria é importante, senão a gente fica preso ao passado. Eu penso no futuro, mas eu estou dando mais oportunidades para o presente. A gente planeja, planeja, planeja, e vem a minha vida e faz outro plano. Então, vamos um passo de cada vez.
Está solteira? Como é a Erika solteira?
Estou! Eu fico períodos curtos solteira. Eu nunca fui uma mulher de pegação, de ficar por aí beijando mil bocas. Eu sempre namorei, tive namoros sérios por períodos longos. Eu sou romântica. E sendo uma pessoa pública, ainda tem um negócio de se você ficou com a pessoa ali, outra aqui, vira notícia. Tem gente que não liga, mas eu nunca consegui ser essa pessoa de não estar nem aí. Para ser sincera, eu não sei ser solteira muito bem.
Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews