Seminários Unificados 2025 da UFPI pretendem reunir mais de seis mil participantes

17/10/2025 18h33


Fonte Ascom

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza, de 3 a 7 de novembro de 2025, os Seminários Unificados 2025 (SIUFPI), o maior evento científico e acadêmico da instituição, que deve reunir mais de seis mil participantes entre estudantes, docentes, pesquisadoras, pesquisadores e representantes da sociedade. O encontro integra, em um só espaço, as principais atividades de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Iniciação à Docência, Ensino Técnico, Pós-Graduação, Inovação, Extensão e Assistência Estudantil, consolidando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Com o tema “Protagonismo Feminino na Construção do Conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, o evento será realizado simultaneamente nos campi de Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos, reafirmando o compromisso da UFPI com a multicampia e a democratização do acesso ao conhecimento.

Em Teresina, as atividades acontecem no Cine Teatro, Espaço Rosa dos Ventos, salas do Curso de Moda, Espaço de Inovação e Sala Arco. Em Bom Jesus, a programação ocorre nos auditórios do Campus Professora Cinobelina Elvas e da Pós-Graduação. Em Floriano, o evento se estende ao auditório e miniauditório do CAFS, enquanto em Picos as ações se concentram nos auditórios Fontes Ibiapina e Severo Eulálio, no Pátio Central e em salas do bloco da Administração.

O evento reúne os principais seminários e encontros acadêmicos da UFPI, entre eles o XXXIV Seminário de Iniciação Científica, o XXII Seminário de Iniciação Científica no Ensino Médio, o XVII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o XV Seminário de Extensão e Cultura, a XII Mostra de Comunidades, o IX Ciclo de Palestras da PRPG, o XII Seminário de Assistência Estudantil, o IX Encontro de Iniciação à Docência, o VI Seminário de Ensino de Graduação e o VI Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos.

A edição 2025 chega com inovações que reforçam seu caráter participativo e inclusivo. Pela primeira vez, o tema central foi definido por meio de consulta pública, garantindo ampla representatividade da comunidade acadêmica. Outro destaque é a premiação por campi, iniciativa que reconhece a produção científica descentralizada e valoriza a diversidade regional.

Com agenda científica robusta, o evento contará com palestrantes de instituições como UFMG, UnB, UFG, CNPq e SBPC, promovendo reflexões sobre equidade de gênero, inovação, políticas de assistência estudantil e os desafios da pós-graduação na democracia.

Mais do que uma vitrine da produção acadêmica, os Seminários Unificados 2025 representam um espaço de diálogo interdisciplinar e de fortalecimento da docência e da ciência pública, evidenciando o papel estratégico da UFPI na formação de uma sociedade mais justa, diversa e inovadora.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarRodrigo Veras, pro-reitor de Pesquisa.(Imagem:Divulgação)Rodrigo Veras, pro-reitor de Pesquisa.
Segundo o professor Rodrigo Veras, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação e Coordenador Geral do evento, “O SIUFPI 2025 tem um significado muito especial nesta edição, pois traz como tema central o protagonismo feminino na ciência, na educação e na sociedade. É um momento em que a UFPI reafirma seu compromisso com a equidade de gênero, com a valorização da diversidade e com a democratização do conhecimento. O seminário reunirá, em um só espaço, todas as dimensões da nossa universidade – iniciação científica, tecnológica, à docência, pós-graduação, extensão, inovação e assistência estudantil – e promove a integração de estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas. O SIUFPI é mais do que um evento: é um espaço de diálogo, de troca de experiências e de fortalecimento da ciência e da educação como pilares do desenvolvimento regional e nacional.”

Programação das palestras principais

Palestra de abertura

Data e horário: 3 de novembro, das 16h às 17h30
Palestrante: professora doutora Rosy Mary dos Santos Isaias (UFMG)
Título: Mulher negra e cientista: padrão ou exceção
Resumo: A trajetória da primeira mulher autodeclarada negra a alcançar o nível 1A de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, marcada por estudos em interações inseto-planta e pela consolidação de grupo de pesquisa. A reflexão gira em torno da representatividade e da transformação dessa exceção em padrão na sociedade brasileira.

Palestra 2

Data e horário: 4 de novembro, das 8h30 às 10h
Palestrante: Lisandra Helena Barros Santos (CNPq)
Título: Os programas de iniciação à pesquisa e as premiações do CNPq

Palestra 3

Data e horário: 4 de novembro, das 14h30 às 16h
Palestrante: professora doutora Olgamir Amancia Ferreira (UnB)
Título: A curricularização da extensão: desafios e perspectivas na construção do conhecimento e fortalecimento da comunidade

Palestra 4

Data e horário: 5 de novembro, das 8h30 às 10h
Palestrante: professora doutora Maisa Miralva da Silva (UFG/PUC Goiás)
Título: Assistência estudantil nas universidades públicas brasileiras: concepção e desafios

Palestra 5

Data e horário: 5 de novembro, das 14h30 às 16h
Palestrante: a confirmar
Título: a confirmar
Resumo: a definir

Palestra 6

Data e horário: 6 de novembro, das 8h30 às 10h
Palestrantes: professora doutora Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha (UFPI), com o tema Mulheres na Educação Básica, Técnica e Tecnológica: desafios e contribuições para a ciência e a sociedade, e professora doutora Fernanda Antonia da Fonseca Sobral (UnB/SBPC), com o tema Desafios da Pós-Graduação na Democracia.
Resumo: Reflexão sobre o novo PNPG (2025-2029) e o Livro Violeta, com foco na equidade de gênero, diversidade, assimetrias regionais e relações entre ciência e sociedade, ressaltando a importância da pós-graduação para o fortalecimento da democracia.

Palestra 7

Data e horário: 6 de novembro, das 14h30 às 16h
Palestrante: a confirmar
Título: Mulheres na ciência e inovação: desafios e trajetórias nas universidades brasileiras
Resumo: Mesa de encerramento dedicada à valorização da presença feminina nos espaços de pesquisa, ensino e gestão acadêmica. A atividade reunirá pesquisadoras e gestoras de diferentes instituições federais para debater o impacto das políticas de gênero na ciência e a importância da representatividade na formação de novas gerações de cientistas.

Encerramento dos Seminários Unificados 2025

Data e horário: 7 de novembro, às 17h
Local: Cine Teatro da UFPI
Atividade: Premiação dos melhores trabalhos dos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, nas categorias Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Extensão, Inovação e Assistência Estudantil. O encerramento será marcado por apresentações culturais e pela celebração do conhecimento produzido nos diferentes territórios acadêmicos da universidade.
 

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews