Dia do PiauÃ: feira na praça, artesanato e música regional agitam o centro de Teresina
19/10/2025 15h46Fonte Governo do PiauÃ
A manhã deste domingo (19) esteve em clima de festa no Centro de Teresina, com mais uma edição da Feira na Praça, dessa vez com uma edição especial, que faz parte da programação cultural do Dia do Piauí na capital. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Comunicação (Secom), reúne dezenas de expositores e atrações musicais na Praça Pedro II, celebrando a cultura e o talento piauiense.Famílias, turistas e artistas locais se misturam entre barracas de artesanato, gastronomia e produtos regionais, ao som dos grupos Samba no Coreto e Carta Branca, que levam samba e MPB ao público. A feira segue até as 15h, com entrada gratuita.
O secretário da Comunicação, Marcelo Nolleto, destacou o simbolismo da ação dentro da campanha de valorização da cultura e da identidade do povo piauiense. “A Feira na Praça representa bem o que queremos com essa campanha que é fazer o piauiense se enxergar na sua cultura, na sua arte e nas suas cores. É uma ação que fortalece a autoestima coletiva e valoriza o que o Piauí tem de melhor, que é o seu povo”, ressaltou o gestor.
Imagem: João Allbert
Dia do Piauí: feira na praça, artesanato e música regional agitam o centro de Teresina.

O jornalista Pedro Arimateia afirma que é presença constante nas edições da feira e destaca o sentimento de pertencimento despertado pela celebração. “Eu venho toda vez que tem feira e adoro essa nova ocupação do centro. O Piauí me adotou há três anos e tenho muito orgulho do nosso regionalismo que o governador Rafael Fonteles tem resgatado”, contou.
Entre os empreendedores, Thaís Lages, que vende cookies artesanais, participa pela segunda vez da feira e comemora o sucesso do evento. “O governo transformou um espaço abandonado em lazer, onde podemos mostrar nosso trabalho. A feira é familiar, segura e com música e comida boa, perfeita para vir com a família”, destacou.
Gabriel Martins, que comercializa produtos naturais e terapêuticos, também comemorou os resultados com a feira. “Estar aqui na feira não é só sobre vender, é sobre apresentar o nosso produto para todo público. Eu sou de Altos e é uma forma de pequenos empreendedores estarem sempre mostrando o seu produto para quem ama cultura. Além de ter uma renda boa, a gente apresenta conhece pessoas novas. Hoje, no Dia do Piauí, é ainda mais especial estar aqui”, afirmou.
Programação segue com shows gratuitos
A programação do Dia do Piauí continua ao longo deste domingo, com shows de Soraya Castelo Branco e 100% Só pra Sambar na Central de Artesanato Mestre Dezinho, a partir das 15h.
O encerramento das comemorações ocorre, às 19h, no Adro da Igreja São Benedito, com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina, show do sanfoneiro Waldonys e o especial “Feitos no Piauí”, que reunirá artistas representando o melhor da música do estado.