Ana Maria Braga já teve diagnóstico de câncer 4 vezes; relembre

01/04/2024 10h02


Fonte Revista Quem

Imagem: Reprodução/GloboplayAna Maria Braga(Imagem:Reprodução/Globoplay)Ana Maria Braga

Ana Maria Braga, de 74 anos, contou, neste domingo (31), que não sabia o que era HPV até ser diagnosticada com um câncer decorrente da infecção pelo vírus. “Eu tinha uma chance mínima de sobreviver”, declarou a apresentadora ao Fantástico.

A apresentadora, no entanto, não teve a doença apenas uma vez. Ao longo de três décadas, a artista foi diagnosticada quatro vezes com câncer. Devota de Nossa Senhora de Fátima, Ana Maria já declarou que nunca deixou de acreditar na cura, mesmo quando as chances eram pequenas.

1991

O primeiro diagnóstico veio em 1991. A apresentadora teve um câncer de pele. Ao falar sobre a prevenção da doença no Mais Você anos depois, ela declarou: “Tomava muito sol, era muito abusada. Hoje, eu pago o preço por esse sol que tomei”. A artista chegou a apresentar o programa matinal com um chapéu para incentivar o público a cuidar da pele.

2001

Depois de 10 anos, Ana Maria descobriu um tumor no reto e na virilha. Ela se afastou do Mais Você na época para fazer o tratamento, que incluiu sessões de quimioterapia e radioterapia. Esse câncer, descoberto em 2001, foi o decorrente do vírus HPV.

Anos depois, ela falou no Mais Você como foi difícil ter que raspar a cabeça e enfatizou que nunca vai esquecer a homenagem que recebeu da sua equipe quando retornou ao trabalho. Ao entrar no estúdio, todos estavam com uma camiseta escrito “time da guerreira”.

2015

O novo câncer apareceu em 2015, desta vez no pulmão. Depois de operar e voltar ao Mais Você, a apresentadora contou ao vivo que tinha passado por uma cirurgia para a retirada de um tumor. “Em setembro, fiquei na dúvida se falava, porque estava muito debilitada. Preferi estar mais forte, estar bem para falar como um alerta para todo mundo que quer viver mais e com mais saúde”.

Na ocasião, Ana alertou sobre os malefícios de fumar. “Além de ser uma droga poderosa, pode matar pessoas. E parar é muito mais difícil, porque as pessoas são dependentes. Fumei durante muitos anos e parei esse ano e em uma circunstância terrível. Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Me maltratei muito. É um preço que eu pago”. Ana Maria descobriu o tumor em estágio inicial e, nesse caso, a chance de cura era de quase 100%.

2020

O câncer no pulmão retornou em 2020, desta vez, de forma mais agressiva. “Como parte do controle, todo paciente de câncer tem que fazer exames de tempos em tempos. O Dr. Buzaid identificou, no passado, dois tumores pequenos. Fui tratada com uma cirurgia e o outro com radioterapia”, contou a artista no ano passado no Mais Você.

“Em janeiro de 2020, a tomografia apresentou um quadro mais grave, pois o tumor já estava metastático, ou seja, estava em outros órgãos do corpo. É um depoimento que eu nunca dei, mas também nunca escondi nada de ninguém”, acrescentou Ana Maria. “Era uma situação preocupante. Tivemos que iniciar quimio com imunoterapia. A porcentagem de ir bem na época era de 10% a 20%. Era grave.” A apresentadora conseguiu se curar da doença mais uma vez.