Teresina registra aumento alarmante de casos de Chikungunya: mais de 1.380 infectados em seis meses

02/07/2023 11h51


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarTeresina registra aumento alarmante de casos de Chikungunya: mais de 1.380 infectados em seis meses(Imagem:Divulgação)Teresina registra aumento alarmante de casos de Chikungunya: mais de 1.380 infectados em seis meses

Novos dados preocupantes sobre a propagação da Chikungunya foram divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) por meio de um boletim epidemiológico. O relatório revela que Teresina já contabiliza um total de 1.380 casos da doença nos últimos seis meses.

Conforme o boletim, somente nos últimos 14 dias, foram registrados 279 novos casos da doença na cidade. Desde o início do monitoramento, foram notificados 1.830 casos suspeitos de Chikungunya, porém, até o momento, não houve registros de óbitos. Vale destacar que na semana 22, que compreendia o período até 12 de junho, havia 1.101 casos confirmados, número que aumentou para 1.380 na semana 23, com dados atualizados até 26 de junho.

A Chikungunya é uma doença viral febril que se caracteriza por febre alta, dores nas articulações, dores de cabeça e erupções cutâneas. A principal forma de transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor responsável pela propagação da dengue e do vírus Zika.

É fundamental adotar medidas preventivas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma vez que a maioria dos focos de reprodução é encontrada dentro das residências. O mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, e esses ovos podem permanecer no local por até um ano.

Algumas precauções importantes incluem:

1. Inverter garrafas vazias, colocando-as de cabeça para baixo;
2. Cobrir tonéis, depósitos de água, caixas dágua e qualquer outro recipiente que possa acumular água parada.

A população também pode colaborar denunciando possíveis locais propícios à formação de criadouros ou solicitando uma inspeção dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou de seus ovos. Para isso, basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos números de telefone 3215-9143 e 3215-9144.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina