Professoras denunciam terem sido agredidas pelo prefeito de Teresina e major da PM durante protesto

11/08/2022 09h48


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoProfessora é empurrada durante protesto em Teresina.(Imagem:Reprodução)Professora é empurrada durante protesto em Teresina.

Duas professoras registraram um boletim de ocorrência contra a comitiva da Prefeitura de Teresina nesta quarta-feira (10). As docentes denunciaram terem sido agredidas pelo prefeito, Dr. Pessoa, e o major da Força Tática, Flávio Pessoa, durante protesto na capital.

Uma professora contou que foi atingida com um chute pelo prefeito, enquanto a outra docente aparece em um vídeo sendo empurrada por um policial. A Prefeitura de Teresina nega as agressões.

O caso teria ocorrido na Escola Municipal Francisco Prado, na qual o prefeito cumpria agenda de inauguração de uma sala virtual em comemoração ao aniversário da cidade. Quando a comitiva chegou ao local, professores grevistas da rede municipal aguardavam na calçada da escola em manifestação pela negociação do reajuste do piso salarial da categoria.

Segundo o membro da coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, o chute teria sido ocorrido na chegada do prefeito à escola e o empurrão, na saída.

“Na chegada do prefeito, os professores se aproximaram falando palavras de ordem, mas não ofereciam risco. A professora Olívia Aguiar se aproximou protestando e o prefeito chutou sua perna. Após a cerimônia, a comitiva do prefeito saía do local do evento, quando a professora Maria Margarete se aproximou do veículo ocupado pelo prefeito e foi empurrada pelo major da Força Tática Flávio Pessoa, que quase a derrubou. Todas as agressões cometidas contra mulheres", contou.

Os professores grevistas têm acompanhado a agenda de aniversário da cidade desde essa segunda-feira (8), protestando contra a prefeitura.

Greve já dura 188 dias

O movimento grevista da rede municipal de ensino chegou ao seu 188º dia. Entre suas reivindicações, está o reajuste do piso salarial do magistério, que atualmente é de R$ 3.348,64 em Teresina, em 33,23%, igualando-o ao nacional, de R$ 3.845. A categoria exige a negociação junto à Prefeitura de Teresina e alega que o poder público municipal não quer dialogar com os professores.

Ação de improbidade

Em maio de 2022, o Ministério Público do Estado do Piauí moveu uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o secretário municipal de educação, Nouga Cardoso, em exigência à observância do pagamento do piso nacional dos professores.

O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima requereu ao Poder Judiciário o afastamento dos gestores de seus cargos e a indisponibilidade de bens.

Confira a nota da Prefeitura de Teresina

Sobre vídeo que circula na internet, a Prefeitura de Teresina nega qualquer tipo de agressão por parte do prefeito Dr. Pessoa a manifestantes. Todos os representantes desta gestão prezam pelo diálogo e boa convivência em sociedade.