Médica pediatra morre com suspeita de dengue em Teresina 13 dias depois do filho de 5 anos

20/05/2024 09h09


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoLaysa Lira, médica pediatra.(Imagem:Reprodução)Laysa Lira, médica pediatra.

A médica pediatra Laysa Lira morreu, na manhã desta segunda-feira (20), em um hospital particular de Teresina. Ela estava internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e a principal suspeita é de dengue.

Caso confirmado o diagnóstico, esta será a 11ª morte por dengue registrada no Piauí em 2024. Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 10 vítimas da dengue. O filho caçula da médica, uma criança de 5 anos, morreu vítima da doença em 7 de maio, 13 dias antes da mãe.

O filho mais velho de Laysa está no momento internado, em observação, mas sem gravidade.

Na noite de domingo (19), a médica teve uma parada cardíaca durante 15 minutos, mas foi reanimada pela equipe do hospital. Horas depois, já na manhã desta segunda, ela sofreu falência múltipla dos órgãos.

Mortes por dengue no Piauí
Imagem: Reprodução/RBS TVMosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.(Imagem:Reprodução/RBS TV)Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O Piauí já registrou 10 mortes por dengue em 2024. A médica pediatra Laysa Lira, caso tenha os exames confirmados, será a 11ª vítima. Ela morreu nesta segunda-feira e seria a segunda vítima da dengue na capital em 2024.

A maioria dos óbitos aconteceu em cidades do Sul do Piauí: quatro deles em Bom Jesus, no extremo Sul, dois em Teresina e outros quatro nas cidades de Manoel Emídio, João Costa, Baixa Grande do Ribeiro e Esperantina.

Doses de vacina
Imagem: Divulgação/SesapiPiauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue, Qdenga.(Imagem:Divulgação/Sesapi)Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue, Qdenga.

Para conter casos na região de maior incidência na região Sul do Piauí, o estado iniciou um remanejamento de vacinas contra a dengue para o Território Chapada das Mangabeiras. As doses do imunizante foram enviadas em 26 de abril.

Até a 19ª semana epidemiológica, o Piauí registrou 5.851 casos confirmados de dengue, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. Entre os municípios com maior incidência de casos por 100 mil habitantes estão Bom Jesus, Antônio Almeida e Currais.

O Território Chapada das Mangabeiras receberá 6.561 doses, o que equivale a 30% das 21 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, dengue, doses