Adapi cria grupo e comitê para prevenção e resposta a emergências zoossanitárias no PiauÃ
04/02/2026 10h13Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Ascom Adapi
A medida busca adequação às normas federais e o fortalecimento do sistema de atenção veterinária com atuação coordenada.
A medida busca adequação às normas federais e o fortalecimento do sistema de atenção veterinária com atuação coordenada.O Governo do Estado instituiu o Grupo Estadual de Emergências Zoossanitárias (GEEZ/PI) e o Comitê Estadual de Preparação e Resposta às Emergências Zoossanitárias (Ceprez/PI). A portaria da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A medida busca adequação às normas federais e o fortalecimento do sistema de atenção veterinária, com atuação coordenada diante de situações que possam afetar a saúde animal, a saúde pública e a economia piauiense.
O GEEZ/PI passa a ser a estrutura técnica responsável por planejar e executar ações de prevenção, vigilância e controle diante de riscos epidemiológicos e emergências zoossanitárias. O texto destaca que o grupo deverá atuar de forma integrada com o Ministério da Agricultura e Pecuária, com equipe “permanentemente atualizada e apta a atuar emergencialmente”.
De acordo com a portaria, o grupo será coordenado pela Adapi e composto por fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários, além de dois representantes da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária. Entre as atribuições está a coordenação de recursos humanos, materiais e financeiros “de forma suficiente e oportuna” para resposta rápida às ocorrências.
Os integrantes do GEEZ/PI deverão manter estado permanente de prontidão e participar de programas de capacitação alinhados às diretrizes do Ministério da Agricultura e da Organização Mundial de Saúde Animal. O documento ressalta que os servidores poderão integrar a Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e centros de operações em outros estados, quando houver solicitação oficial.
Ceprez
A portaria também cria o Comitê Estadual de Preparação e Resposta às Emergências Zoossanitárias (Ceprez/PI), com a missão de articular estratégias, garantir apoio financeiro e logístico e integrar instituições públicas e privadas na preparação e resposta às emergências.
O comitê reúne secretarias estaduais, órgãos de defesa, saúde, meio ambiente, segurança e entidades do setor produtivo, com coordenação da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).
Ao formalizar as novas estruturas, o Estado revoga a portaria que mantinha o antigo Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












