Mais cinco são presos suspeitos de incendiar ônibus a mando de detentos em Teresina

28/08/2017 11h41


Fonte G1 PI

Mais cinco pessoas foram presas nesta segunda-feira (28) suspeitas de participar dos incêndios a ônibus em Teresina a mando de detentos da Casa de Custódia. Segundo o delegado Laércio Evangelista, do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), dois deles estavam com seis garrafas de coquetel molotov e planejavam novos ataques para esta semana.

"Foi constatado que um detento da casa de Custódia mantinha contato com um desses indivíduos e dava as ordens para queimar os ônibus pela cidade. Dois suspeitos foram flagrados armazenando artefatos explosivos e os demais participaram diretamente dos incêndios. Eles planejavam mais quatros novos ataques para esta semana e felizmente evitamos esta nova ação", informou.

Conforme o delegado, as prisões foram efetuadas durante a segunda fase da Operação Coerção, que investiga a ligação entre incêndios a três ônibus em Teresina e os dois motins na Casa de Custódia ocorridos na semana passada. Outros 11 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos durante a ação.

Ao G1, o secretário de segurança Fábio Abreu revelou que entre os suspeitos estão ex-presidiários e pessoas ligadas a detentos da Casa de Custódia de Teresina. Ele também confirmou que alguns dos presos participaram de incêndios de ônibus no ano passado, durante protesto contra o reajuste da tarifa.

"Todos os presos desta operação têm passagem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Já foram todos identificados e a partir de agora eles serão indiciados por associação criminosa e dois deles por porte de artefato incendiário, conforme o Estatuto do Desarmamento", revelou o delegado Laércio Evangelista.

Tópicos: delegado, casa, ônibus