Detento beneficiado com tornozeleira retira objeto e é preso em Teresina

19/09/2013 12h39


Fonte G1 PI

Após um dia da implantação da primeira tornozeleira eletrônica em preso no Piauí, o detento Vando Bezerra Gomes conseguiu se desfazer do objeto de monitoramento. Segundo a polícia, o acusado abandonou o equipamento em um imóvel abandonado no cruzamento das ruas Tersandro Paz e Coelho de Resende, Centro de Teresina, e após diligência o criminoso foi preso andando nas proximidades por volta das 21h30 desta quarta-feira (18).

Policiais militares relataram que foram alertados pela Central de Vigilância Eletrônica da Secretaria de Justiça do rompimento da tornozeleira e seguirem o sinal imediato pelo equipamento. Vando Bezerra foi encaminhado novamente para Central de Flagrantes.

Imagem: Catarina Costa/G1Detento tinha recebido tornozeleira na terça-feira.(Imagem:Catarina Costa/G1)Detento tinha recebido tornozeleira na terça-feira.

O detento tinha sido preso no domingo (15), pelo crime de furto qualificado e segundo o delegato Josimar de Brito, ele tem maus antecedentes. O uso da tornozeleira foi homologada pelo juiz José Vidal de Freitas Filho, ao invés de encaminhar para o sistema prisional.

A medida visa amenizar a situação carcerária, já que cerca de 70% dos presos das maiores penitenciárias do estado são provisórios, além de reduzir os gastos com o sistema prisional, já que um preso custa em média R$ 1.700, enquanto a tornozeleira é adquirida pelo valor de R$ 500.

Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí informou que o mecanismo não será oferecido a presos que ofereçam risco a sociedade e não se trata de uma solução mágica, mas de uma solução útil no contexto do elevado número de presos provisórios do estado.

A nota diz ainda que o monitoramento funcionou e foi satisfatório, vez ter detectado em tempo real a ruptura do equipamento eletrônico, sendo imediatamente acionada a Policia Militar que prontamente iniciou a localização e captura de Vando Bezerra Gomes.