Corpo de Bombeiros é acionado para controlar vazamento de álcool no Piauí

11/05/2015 08h01


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1O álcool anidro vazou de uma carreta que estava estacionada no terminal em Teresina.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)O álcool anidro vazou de uma carreta que estava estacionada no terminal em Teresina.

O Corpo de Bombeiros foi acionado neste domingo (10) para controlar o vazamento de cinco mil litros de álcool anidro. O etanol vazou de uma carreta que estava estacionada no terminal de armazenamento e distribuição de combustível, no bairro Dirceu, na Zona Sudeste de Teresina.

Segundo o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, o incidente pode ter ocorrido por conta do rompimento da tubulação de um dos tanques do veículo.

Como havia risco de explosão, o Corpo de Bombeiros foi acionado e isolou a área. Moura contou que o incidente aconteceu no estacionamento do terminal, área onde as carretas aguardam autorização para entrar no terminal. “A carreta tinha capacidade para 45 mil litros, mas somente o líquido de um dos tanques vazou. Resfriamos o caminhão e isolamos o lago de álcool anidro que se formou”, contou o major.

Ainda de acordo com o militar, os bombeiros precisaram usar roupas especiais para fazer o resfriamento.“O risco de incêndio ainda existe, mas numa proporção menor, já que os principais procedimentos já foram realizados. Agora, alguns trabalhadores retiram o restante do álcool que ficou e colocam em outra carreta para evitar danos ambientais”, declarou.

Nota da empresa
Segunda a empresa responsável pelo caminhão, o vazamento não foi do conteúdo inteiro, mas apenas de uma boca de cinco mil litros. A distribuidora de combustíveis disse ainda que o Corpo de Bombeiros foi chamado imediatamente e o veículo não foi movimentado por conta do risco de explosão.

Ainda de acordo com a empresa, apenas uma parte do álcool que estava no caminhão tanque caiu no solo, pois foi feito um transbordo para outro veículo. Por fim, a distribuidora disse que todo o resíduo que atingiu o solo foi retirado e uma nova camada superficial será colocada para que para evitar problemas ambientais.

Veja mais notícias sobre Teresina, clique em florianonews.com/teresina