Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), vai implantar escritórios internacionais na Europa

22/03/2023 09h03


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução /CcomAlepi autoriza viagens de Rafael Fonteles (PT) para Europa para implantação de escritórios internacionais.(Imagem:Reprodução /Ccom)Alepi autoriza viagens de Rafael Fonteles (PT) para Europa para implantação de escritórios internacionais.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi autorizado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) a viajar para os países europeus Portugal e Estônia, entre os dias 31 de março e 9 de abril, para iniciar a implantação de escritórios internacionais. O objetivo é atrair investimento estrangeiro para o Piauí.

A autorização foi assinada pelo presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), nessa segunda-feira (20). Estão autorizados a acompanhar o governador Rafael Fonteles, os secretários estaduais: da administração, Samuel Nascimento; da educação, Washington Bandeira; da saúde, Antonio Luiz; e da segurança pública, Chico Lucas.

Devem viajar ainda o diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Ellen Gera; o presidente e o diretor da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo Almeida e Christian Paz. O assessor do governador, Álvaro Luís Neto; a primeira-dama, a médica Isabel Fonteles; e dois ajudantes de ordens do Gabinete Militar da Governadoria também devem se ausentar do Brasil.

Conforme ofício enviado à Alepi, entre 31 de março e 5 de abril, Rafael Fonteles deve realizar "visitas técnicas temáticas" na Estônia.

“A viagem tem como objetivo a realização de visitas técnicas temáticas atinentes a governo digital, educação, saúde, segurança pública, bem como implantar, de forma pioneira, espaço físico para funcionar como Câmara de Comércio Digital Piauí-União Europeia, sediada naquele país báltico”, explicou o governador Rafael Fonteles à Alepi.
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí  Piauí é um dos maiores geradores de energias renováveis do país.(Imagem:Divulgação/Governo do Piauí ) Piauí é um dos maiores geradores de energias renováveis do país.

Em Portugal, no dia 6 de abril, deve acontecer o “Summit H2Piauí – Cimeira Piauí - Europa de Hidrogênio Verde”, evento que visa revelar para instituições europeias o potencial do Piauí na produção de hidrogênio verde, uma das principais tecnologias de descarbonização do planeta.

Segundo a Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), o Piauí está entre os 10 estados brasileiros considerados hubs em hidrogênio verde (H2V), combustível obtido a partir de energias renováveis.

“Nesta primeira missão teremos dois escritórios internacionais. Será o escritório Internacional da Investe Piauí, em Lisboa, para tratar da atração de investimentos estrangeiros e o escritório de Talim, na Estônia, para tratar da atração de empresas de tecnologia para o Piauí”, acrescentou.

Tópicos: governador, rafael, alepi