TRE inicia nesta segunda (4) cadastro biométrico de 750 mil eleitores do PI

04/05/2015 08h22


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV MiranteClique para ampliarRecadastramento biométrico.(Imagem:Reprodução/TV Mirante)Recadastramento biométrico.

O Tribunal Regional Eleitora do Piauí (TER-PI) iniciará nessa segunda-feira (4), a nova etapa do recadastramento biométrico no Estado, para o biênio 2015/2016. Nesta etapa serão contempladas 35 Zonas Eleitorais, englobando 86 municípios.

Ao todo serão convocados mais de 750 mil eleitores, o que representa mais de 33% do eleitorado do estado. O TRE estima, que ao fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, aproximadamente 70% do eleitorado piauiense esteja com os dados biométricos cadastrados.

A primeira etapa do recadastramento biométrico 2015/216 ocorrerá no período de 4 deste mês e deverá ser concluída até 21 de março de 2016 nos cartórios das Zonas Eleitorais de cada cidade e atenderá o eleitorado de 18 municípios de cinco zonas eleitorais.

Os municípios contemplados nesta primeira etapa são; da 6ª Zona Eleitoral, Barras, Boa Hora e Cabeceiras; das 7ª e 96ª Zonas, Campo Maior, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco; das 13ª e 95ª Zonas, São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Jurema, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca.

O atendimento dos eleitores só será realizado na sede dos Cartórios Eleitorais dos municípios-sede das zonas eleitorais (Barras, Campo Maior e São Raimundo Nonato), no horário de 7h às 13h nos dias úteis.

Para realizar o seu recadastramento o eleitor deverá apresentar os seguintes documentos: Título de eleitor (original), comprovante de endereço (original e cópia) e documento de identidade oficial com foto (original e cópia). O comparecimento é obrigatório. Caso o eleitor não compareça terá o seu título cancelado.

O cancelamento do título eleitoral acarretará uma série de impedimentos ao eleitor, dentre os quais o de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de cargos, empregos ou funções públicos, obter empréstimos em bancos oficiais. A falta do título eleitoral acarretará também em dificuldades para nomeação e investidura em cargos públicos, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, bem como obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui