PM inicia III Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar

17/04/2024 16h03


Fonte Governo do Piauí

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Polícia Comunitária (CPCOM), deu início, nesta quarta-feira (17), ao III Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. Ao todo, serão três dias de palestras, discussões e questionamentos acerca dos casos de violência contra a mulher no Brasil. A ideia do curso é aprimorar as ações e o atendimento dos policiais militares do estado que atuam diretamente com a prevenção do feminicídio e a prestação de assistência às vítimas.

Até a próxima sexta-feira (19), os participantes da capacitação, que fazem parte da Patrulha Maria da Penha, receberão novas instruções para proporcionar ao público-alvo um atendimento ainda mais qualificado.
Imagem: DivulgaçãoA meta da capacitação é oferecer, através da Patrulha Maria da Penha, um atendimento ainda mais qualificado para as mulheres vítimas de violência.(Imagem:Divulgação)A meta da capacitação é oferecer, através da Patrulha Maria da Penha, um atendimento ainda mais qualificado para as mulheres vítimas de violência.

A comandante do CPCOM, coronel Elza, relembra as edições anteriores desse curso e reforça a importância dessa qualificação que conta com 116 policiais militares inscritos.

“Esse momento é de aprendizado, então, a gente pede que os participantes aproveitem os instrutores, porque nós sabemos que a violência doméstica é um problema cultural muito antigo. Hoje, nós sabemos que é preciso atenção redobrada sobre esse assunto, porque infelizmente os números revelam a importância de estarmos fazendo mais este curso”, ressalta a coronel Elza.
Imagem: DivulgaçãoPM inicia III Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar(Imagem:Divulgação)

Vários contextos impedem que a mulher vítima de violência doméstica e familiar, formalize uma denúncia, e esse é um dos assuntos que serão abordados durante a capacitação, é o que explica a comandante da Patrulha Maria da Penha da PMPI, major Leoneide.

“O que muitas vezes acontece é que a vítima não denuncia por vários fatores como, por exemplo, a vergonha, dependência financeira e emocional. E aí, o que nós percebemos ao longo de nove anos em que atuamos é que essas mulheres infelizmente não denunciam porque elas ainda não sentem total segurança nos serviços que são prestados de uma forma geral”, explica a major Leoneide.
Imagem: DivulgaçãoPM inicia III Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar(Imagem:Divulgação)

Ainda de acordo com a major Leoneide, a capacitação fortalece a Polícia Militar do Piauí e deixa a Patrulha Maria da Penha ainda mais comprometida em prestar o melhor suporte para as vítimas de violência doméstica e familiar no estado.

“Trazemos esses conhecimentos, esses conteúdos para justamente prepará-los melhor para o atendimento das ocorrências. E nisso, colocar, elevar, fortalecer o nome da nossa instituição, Polícia Militar, que tem um papel fundamental nesse contexto. Então, hoje, a Patrulha Maria da Penha, aliás, a Polícia Militar do Piauí, vem ratificar e se comprometer cada vez mais com essa pauta de atendimento”, completa a major Leoneide.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook