Mitos e verdades sobre o desligamento programado da Equatorial Piauí

27/10/2025 11h03


Fonte Equatorial Energia

Imagem: DivulgaçãoDistribuidora realiza diversas ações de comunicação para informar o cliente sobre intervenções de melhorias na rede elétrica.(Imagem:Divulgação)Distribuidora realiza diversas ações de comunicação para informar o cliente sobre intervenções de melhorias na rede elétrica.



A Equatorial Piauí realiza diariamente uma série de melhorias na rede elétrica do estado. Entre os inúmeros investimentos e ações, a empresa tem um cronograma amplo de desligamento programado, que consiste na interrupção planejada, controlada e temporária do fornecimento de energia em determinadas áreas para que as equipes técnicas possam realizar manutenções e melhorias preventivas na rede elétrica. Para algumas pessoas, essas ações podem gerar dúvida, por isso a distribuidora separou alguns mitos e verdades que envolvem o desligamento programado.

Milhares de clientes são beneficiados diariamente pelas ações de manutenção realizadas pela Equatorial Piauí. O desligamento programado não é uma falta de energia, mas sim uma pausa temporária para garantir ainda mais melhoria para as regiões contempladas com as ações. “Ao atuarem com a rede desenergizada, nossas equipes ganham segurança e precisão, e a população sente o resultado na continuidade do serviço”, afirma Maxwell Maia, Gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Piauí.

Mitos e verdades sobre o desligamento programado

“A energia é interrompida temporariamente sem aviso.”

Mito. Todos os desligamentos programados são planejados e comunicados com antecedência pelos canais oficiais da Equatorial, a exemplo do comunicado de porta em porta, carro de som, imprensa e outros meios.

“Essas pausas ajudam a evitar ocorrências na rede.”

Verdade. As manutenções preventivas reduzem falhas e aumentam a confiabilidade do serviço, uma vez que uma série de intervenções são feitas na rede, a exemplo da troca de postes, cabos e transformadores e podas preventivas próximas à fiação.

“É uma forma de racionar energia.”

Mito. O desligamento não tem relação com economia de energia, e sim com melhorias estruturais na rede elétrica, fundamentais para o bem-estar dos clientes.

“Um desligamento programado pode ser reagendado.”

Verdade. Em casos emergenciais, o desligamento pode ser adiado ou remarcado, e um novo aviso é sempre emitido aos clientes.

“Durante o desligamento, é seguro mexer na rede.”

Mito! Além disso, é perigoso! Mesmo com o fornecimento interrompido, a energia pode ser restabelecida antes do previsto. Por segurança, ninguém deve tocar na rede elétrica durante a interrupção planejada.

“Preciso recarregar meus aparelhos antes do desligamento”.

Verdade! Recarregue o celular e demais dispositivos eletrônicos com antecedência, evite abrir a geladeira e saiba como operar portões eletrônicos manualmente durante os desligamentos programados.

Como saber se vai haver desligamento programado na minha região?

A Equatorial Piauí sempre informa os clientes com antecedência por meio de diversos canais - como o site oficial (www.equatorialenergia.com.br), comunicados porta a porta, carro de som e, mais recentemente, e-mails enviados a consumidores de maior consumo. As informações sempre incluem a data, horário e local da manutenção planejada. Essas ações são uma medida preventiva e de segurança tanto para os colaboradores, que atuam em campo, quanto para os consumidores. O desligamento programado é um investimento em segurança, qualidade e continuidade no fornecimento de energia elétrica em todo o estado.


Tópicos: rede, energia, equatorial