Caravana Saúde no Quilombo leva serviços a 119 comunidades na Serra da Capivara
12/12/2025 16h40Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Ascom Sesapi
A ação foi realizada na UBS Otávio José Neri, com oferta de serviços de saúde.
A ação foi realizada na UBS Otávio José Neri, com oferta de serviços de saúde.A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Equidade em Saúde e em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Piauí (Sasc), realizou, nesta sexta-feira (12), a ação Caravana Saúde no Quilombo, que marca o encerramento da campanha de saúde da população negra 2025. A iniciativa levou qualificação para profissionais de saúde da região, além de serviços e atividades de conscientização voltadas à população das comunidades quilombolas da região de São Raimundo Nonato.
As atividades começaram na quinta-feira (11), com a capacitação de profissionais sobre a saúde da população negra. A oficina abordou temas como a Política Nacional e Estadual de Saúde Integral da População Negra, estratégias antirracistas na saúde, anemia falciforme e o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.
“Com a capacitação, queremos que esses profissionais estejam aptos a proporcionar uma assistência à saúde de qualidade, respeitando as identidades e especificidades das comunidades, contribuindo para uma saúde equânime em todo o estado, com atendimento igualitário, respeitoso e eficiente para todos os piauienses”, afirmou Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi.
Na sexta-feira (12), a caravana chegou à comunidade São Victor, próximo à cidade de São Raimundo Nonato. Técnicos da Sesapi e da Sasc ofereceram serviços e ações de saúde para a população de 119 comunidades quilombolas do território Lagoas.
A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Otávio José Neri, com oferta de vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, eletrocardiograma, avaliação antropométrica, atendimentos em nutrição e educação física, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, avaliação de tracoma, divulgação do programa Piauí Saúde Digital e rodas de conversa sobre promoção da saúde, anemia falciforme e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook










