Medidas protetivas para vÃtimas de violência doméstica podem ser solicitadas pelo WhatsApp no PiauÃ
09/11/2024 10h20Fonte 180 graus
Imagem: Reprodução Medidas protetivas para vítimas de violência doméstica podem ser solicitadas pelo WhatsApp no Piauí.
Medidas protetivas para vítimas de violência doméstica podem ser solicitadas pelo WhatsApp no Piauí.
 Medidas protetivas para vítimas de violência doméstica podem ser solicitadas pelo WhatsApp no Piauí.
Medidas protetivas para vítimas de violência doméstica podem ser solicitadas pelo WhatsApp no Piauí.O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) concedeu as primeiras medidas protetivas de urgência solicitadas por meio do JuLIA – Sentinela, novo módulo da Inteligência Artificial do Poder Judiciário do Piauí, que permite às vítimas de violência doméstica e familiar a solicitação de medidas protetivas diretamente através do WhatsApp.
Essa inovação obedece ao Art. 19 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que prevê que a vítima pode se dirigir diretamente à vara competente, sem a necessidade de comparecer à delegacia ou ser representada por advogado. As primeiras duas medidas protetivas de urgência concedidas após pedido feito pelo aplicativo de mensagens foram protocoladas nas comarcas de São Raimundo Nonato e Corrente.
O desembargador José Wilson, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ-PI (OpalaLab), ressalta que para ter acesso à funcionalidade basta enviar uma mensagem ao número da JuLIA: (86) 98128-8015. “Se a vítima confirmar que sofre ou está na iminência de sofrer agressão, a JuLIA irá fornecer um passo a passo para o preenchimento do formulário de avaliação de risco”, complementa.
O desembargador destaca que mesmo utilizando o WhatsApp, é necessário o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR), para que a medida possa ser distribuída corretamente. “O JuLIA – Sentinela oferece apenas mais um canal para a vítima fazer sua solicitação, mas os procedimentos processuais seguem os mesmos após a distribuição do processo no PJe”, informa.
 Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui 
Siga @florianonews  e curta o FlorianoNews













 
                     
                     
                     
                     
                     
                    