Análise: Fluminense é superior em novo clássico e tem John Kennedy como melhor notícia do jogo

02/02/2026 08h56


Fonte ge

O Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite do último domingo, em jogo válido pela penúltima rodada rodada da Taça Guanabara, e está classificado para as quartas de final do Campeonato Carioca. A vitória saiu dos pés do atacante John Kennedy, que vai aproveitando bem as chances do início da temporada em meio à iminente chegada de um novo centroavante.

Não foi um jogo bom de assistir, com poucas chances reais criadas, mas pior ainda foi para o lado do Botafogo, que, apesar do mando de campo, chegou menos vezes ao ataque. O time misto de Luis Zubeldía finalizou 14 vezes em direção ao gol contra oito dos comandados por Martín Anselmi.

Escalação do Fluminense: Fábio; Guga, Ignácio, Freytes e Guilherme Arana; Bernal, Martinelli e Lima; Santi Moreno, Canobbio e John Kennedy.
Imagem: Alexandre DurãoBotafogo x Fluminense - Carioca 2026(Imagem:Alexandre Durão)Botafogo x Fluminense - Carioca 2026

A chuva torrencial que caiu sobre o Rio de Janeiro prejudicou parte dos primeiros 45 minutos, e paralisou o jogo logo no início. A estratégia de Zubeldía então, com time misto, foi tentar atacar pelo alto as costas da linha defensiva - composta na maioria das vezes por cinco jogadores - do Botafogo.

Diante de um gramado pesado na primeira metade, a ideia pareceu acertada, mas esbarrou em noite pouco inspirada de Santi Moreno, que ganhou chance entre os titulares em jogo "grande" . O colombiano atuou no lado esquerdo de ataque, mas sequer conseguiu dar sequência às jogadas. John Kennedy, a estrela da noite, porém, foi o melhor em campo, em jogo decidido no segundo tempo.


— Partida foi parelha, acredito que nós, na segunda parte, tivemos situações mais claras, situações de gol. E a boa notícia é ter um atacante como o John (Kennedy) para poder converter. Tivemos organização e conseguimos o resultado.

O Fluminense só melhorou depois das modificações. Serna, Lucho Acosta e Savarino entraram, com Zubeldía atendendo a demanda do jogo diante de um adversário sem suas principais armas no meio-campo — já classificado, Anselmi poupou Montoro, Danilo e Santi Rodríguez, por exemplo.

Foi então que a dinâmica melhorou e o time, poucos minutos depois, com a bola de pé em pé chegou ao primeiro gol (vídeo abaixo).

O autor foi John Kennedy, ídolo do clube, mas que ficou devendo em 2025 e prometeu mais dedicação na atual temporada para aproveitar as chances que tiver em campo. Ele chegou a três gols, igualou ao Serna e está na artilharia do time até o momento.

A nova etapa de consolidação do atacante ocorre em meio à provável chegada de um outro "fazedor de gols", que é o grande desejo da diretoria na montagem do time para esse ano.

Kennedy, porém, entrou em campo em todos os seis jogos disputados até agora pelo Fluminense — passando pela equipe mista com jovens e pouco utilizados até ser o preferido do técnico argentino para o comando de ataque.
Imagem: Alexandre DurãoJohn Kennedy comemora gol do Fluminense contra o Botafogo.(Imagem: Alexandre Durão)John Kennedy comemora gol do Fluminense contra o Botafogo.

A tendência é que ele siga ganhando chances, mas se vai render ou não à expectativa que vem sendo criada é outra história. Se depender do que foi visto contra o rival Botafogo, com participação de jogadas ofensivas, finalizações e até desarmes, o jogador de 23 anos tem um bom caminho traçado rumo à nova era.

— Estamos felizes que John está bem, sabemos que ele precisa de sequência para a temporada. Everaldo é um jogador funcional. Estamos esperando a recuperação de Cano — afirmou Zubeldía após o jogo.

O Fluminense volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 19h, contra o Bahia, em duelo pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Tópicos: ataque, fluminense, botafogo