Eleitores não poderão levar celular para cabine de votação e nem circular armados

14/09/2022 09h20


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeEleitor diz que não se importa em entrar na cabine de votação sem o celular.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Eleitor diz que não se importa em entrar na cabine de votação sem o celular.

Os eleitores terão mais duas restrições durante as eleições de 2022: não poderão levar o celular para a cabine de votação e nem circular armados nos colégios eleitorais, em um raio de 100 metros dos locais de votação.

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir o uso de telefone foi aprovada no dia 1º de setembro por unanimidade e publicada na última sexta-feira (9) no Diário da Justiça Eletrônico (DJe).

O chefe da Seção Zonas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Hugo Leonardo, explicou que o objeto da medida é resguardar o sigilo do voto.
Imagem: Reprodução/TV Clube Hugo Leonardo, chefe da Seção Zonas Eleitorais TRE-PI. (Imagem:Reprodução/TV Clube) Hugo Leonardo, chefe da Seção Zonas Eleitorais TRE-PI.

“Ou seja, proteger o eleitor de qualquer pressão externa para registrar o voto para prestar contas posteriormente como ele votou em determinado candidato",
explicou.

Para os especialistas, ter que proibir o uso dos celulares e das armas é um alerta preocupante sobre o crescimento da intolerância política. A decisão do TSE veio em um momento de muita tensão. Segundo eles, a Justiça Eleitoral tem receio de que o uso do celular na cabine de votação possa dar margem à criação de mais instabilidade, em um cenário em que alguns grupos políticos já se mostram bastante agressivos.
Imagem: Reprodução/TV Clube Germano Lúcio, cientista político.(Imagem:Reprodução/TV Clube) Germano Lúcio, cientista político.

"Se eu sair do campo político e for para o da guerra, eu esqueço a civilidade. E até na guerra existem princípios civilizatórios. Mas eu saio do campo da civilidade, da disputa saudável do discurso, da agenda, da proposição, e vou para o campo claro da violência",
disse Germano Lúcio, cientista político.

Nas ruas, boa parte dos eleitores acredita que a decisão não vai prejudicar de forma alguma a votação.

"Sobre o celular, acho que é só pela questão do transporte caso eu precise [pedir um para] voltar. Mas me incomodar de deixar o celular na mesa para entrar na urna e voltar? Não me incomodo”, disse um eleitor.

"Para votar, não precisa de arma, só do dedo",
disse outro eleitor.

Esquema de segurança

A Polícia Militar do Piauí informou que já tem um esquema de segurança montado para os locais de votação no próximo dia 2 de outubro.
Imagem: Reprodução/TV Clube Coronel Costa Lima, subcomandante-geral da PM-PI.(Imagem:Reprodução/TV Clube) Coronel Costa Lima, subcomandante-geral da PM-PI.

"Nós teremos policiamento nos 224 municípios do Piauí, todos eles terão policial em cada local de votação, além de oficiais superiores nas urnas eleitorais, junto com os juízes",
garantiu o coronel Costa Lima, subcomandante-geral da PM-PI.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: eleitor, eleitoral, celular