Devido à pandemia, campanhas eleitorais são suspensas em 11 municípios no Piauí

20/10/2020 15h28


Fonte G1 PI

Imagem: Aen/DivulgaçãoPiauí apresenta alta no número de casos notificados, óbitos e internações, segundo o infectologista José Noronha.(Imagem:Aen/Divulgação)Piauí apresenta alta no número de casos notificados, óbitos e internações, segundo o infectologista José Noronha.

Seja pelo crescimento no número de casos de Covid-19 ou pelos candidatos testarem positivo para o novo coronavírus, as campanhas eleitorais em 11 municípios no Piauí foram suspensas. Além do aumento de infectados, o estado voltou a apresentar alta na média móvel de mortes pela doença nessa segunda-feira (19).

As cidades em que os atos políticos foram cancelados são: Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Cristino Castro, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.

Para o infectologista e membro do Centro de Operações em Emergência (COE) no estado, José Noronha, o agravamento da pandemia reflete o comportamento das pessoas nos últimos tempos, com a desobediência das medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde.

“Como podemos observar, desde o dia 12 de outubro, nós estamos com um número crescente de óbitos, de internações e de notificações de casos. Isso realmente confirma uma tendência e, obviamente, nós conseguimos perceber pelo comportamento da população. Nós recebemos vídeos, denúncias de superlotação de praias, casas de shows, não seguindo as orientações sanitárias, e principalmente de eventos políticos”, informou.

As suspensões das campanhas eleitorais não estão sendo feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), mas sim a partir de acordos entre os partidos, como em Cristino Castro, ou por meio de decretos municipais, como em Santo Antônio de Lisboa.

O juiz auxiliar do tribunal, Valdemir Ferreira, explicou que, para a justiça intervir em atos políticos, é necessário que o poder executivo apresente um parecer produzido pelos órgãos de Vigilância Sanitária.

“A Justiça Eleitoral não pode limitar os atos de campanha, como comícios, carreatas e passeatas. Mas ela [lei] traz uma ressalva, ela diz salvo diante de uma decisão fundamentada, embasada em um parecer prévio, técnico das autoridades de vigilância sanitária. O juiz eleitoral, diante desse ato administrativo que é oriundo do poder executivo, poderá fazer algum tipo de limitação, mas sem que isso aconteça, não é possível”, comentou.

Reunião do COE
Na semana passada, o Comitê de Operações Especiais (COE) apontou como possível causa do aumento de casos de Covid-19 no Piauí, nas últimas semanas, as aglomerações em campanhas políticas, além do descumprimento das medidas sanitárias pela população.

Diante da situação, foi determinada a realização de uma reunião dos partidos políticos com representantes da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Vigilância Sanitária, para reapresentação do regramento a ser cumprido pelos candidatos e coligações nas atividades de campanha.

Lei Seca
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou nesta segunda-feira (19) a implantação da Lei Seca nos próximos finais de semana para conter a disseminação do novo coronavírus.

"Vamos trabalhar com as polícias federal, estadual, municipal para impedir que sexta, sábado e domingo o uso de bebidas. Além disso, coibir essas concentrações que estão ocorrendo muita transmissibilidade", declarou.

Tópicos: casos, atos, campanhas