Com 51,81%, Piauí registra segundo melhor índice de isolamento social do país do domingo (12)

13/07/2020 14h33


Fonte G1 PI

Imagem: Murilo Lucena /TV ClubeCentro de Teresina durante o isolamento social.(Imagem:Murilo Lucena /TV Clube)Centro de Teresina durante o isolamento social.

O Piauí registrou nesse domingo (12) o segundo melhor índice de isolamento social do país, com 51,81% das pessoas respeitando os índices de isolamento social. Além disso, no sábado (11), Teresina foi a capital brasileira com o melhor índice de isolamento social, registrando 51,79% das pessoas em casa.

O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro com o maior percentual de pessoas que ficaram em casa, com 56,19% e o pior foi o Maranhão, que teve um índice de isolamento social de apenas 44,44%.

Já os municípios piauienses com os melhores desempenhos nas taxas de isolamento foram Lagoa de São Francisco com 66,20%, São Braz do Piauí com 64% e Juazeiro do Piauí, que registrou 61,90%. Esses foram os que mais se aproximaram do percentual recomendado pelas organizações de saúde, que é de 73%

Já as cidades piauienses que registraram os piores índices de isolamento social foram Vera Mendes, Nova Santa Rita e Avelino Lopes. Nenhum desses municípios conseguiu alcançar a marca dos 30% das pessoas respeitando o isolamento.


Os índices são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da start up In Loco, que monitora smartphones em cidades de todo o território nacional através da localização dos usuários quando se conectam à internet pelo celular.

Isolamento social mantido no Piauí

As medidas de isolamento no estado serão mantidas até o mês de setembro. Em decreto divulgado no dia 7 de julho, foi estabelecido um calendário de flexibilização que estabeleceu as datas de retorno de cada um dos setores da economia.

O primeiro setor a retomar gradualmente foi a construção civil. Nessa segunda-feira (13), mais um setor retomou suas atividades. Dessa vez, empresas ligadas ao ramo agroindustrial puderam iniciar o processos da retomada, seguindo o decreto estadual.

No decreto, o governador declarou que em caso de crescimento da transmissibilidade da doença ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, poderá ser revista a flexibilização e adoção de medidas mais rigorosas. 

Tópicos: pessoas, decreto, isolamento