Secretaria dos Esportes inicia mobilização dos municÃpios para adesão aos Jogos Escolares Piauienses
03/02/2026 16h18Fonte Governo do PiauÃ
Etapa estadual contará com disputas em 22 modalidades. Os atletas que alcançarem os índices exigidos avançarão para as competições nacionaisA Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi) iniciou, nesta terça-feira (3), a mobilização dos 224 municípios piauienses para a adesão aos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e às Paralimpíadas Escolares Piauienses 2026.
A articulação começou com reunião entre a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Pompílio Evaristo, com foco no engajamento dos gestores municipais para garantir a participação dos alunos-atletas nos jogos.
A adesão poderá ser realizada por prefeitos, secretários municipais de Esportes ou de Educação, no período de 4 de fevereiro a 30 de março, por meio da assinatura do Termo de Adesão JEPI’s 2026, que estará disponível no site da Secepi (portal.pi.gov.br/secepi) e divulgado também nas redes sociais da secretaria (@esportes.pi).
Imagem: Ascom Secepi

Organizados pela Secepi em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), os JEPIs são voltados a estudantes-atletas das redes municipal, estadual e particular de ensino, além do Instituto Federal do Piauí (IFPI), incluindo competidores com deficiência. As disputas ocorrem em diversas modalidades esportivas e funcionam como classificatória para a etapa estadual, prevista para os meses de junho e julho, em Teresina.
Para 2026, a expectativa é ampliar o alcance da competição. Serão 12 polos regionais, dois a mais que em 2025, quando houve 10 polos. A meta é atingir a adesão dos 224 municípios, superando os 191 que participaram no ano passado. Em 2025, os JEPIs reuniram cerca de 23 mil alunos-atletas, desde as etapas interclasses nos municípios, passando pelas regionais, até a fase estadual. Para 2026, a previsão é de 27 mil estudantes, com idades entre 12 e 17 anos.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância da mobilização conjunta para o fortalecimento do esporte estudantil. “Precisamos que os gestores municipais façam adesão a esse termo tão importante para a juventude dos municípios, desse grande projeto do Governo do Estado através da Secretaria dos Esportes. E para isso estamos firmando essa parceria com a APPM, por meio do presidente Evaristo”, afirmou a gestora.
Imagem: Ascom Secepi

O presidente da APPM, Pompílio Evaristo, parabenizou a Secepi pelo trabalho desenvolvido e garantiu a parceria. “Essa iniciativa é importantíssima para fomentar tanto o esporte no estado do Piauí quanto a educação, fortalecendo as atividades escolares. A APPM, em nome de todos os prefeitos e prefeitas do Piauí, estará dando todo esse suporte para levar essa iniciativa e fazer, em 2026, jogos escolares ainda maiores e melhores, com a colaboração e participação efetiva de todos os municípios”, ressaltou o presidente.
O diretor de Desporto Escolar da Secepi, Adriano Dias, reforçou o convite aos gestores municipais. “As inscrições iniciam dia 4 de fevereiro. Fica aqui nosso convite para fazermos dos JEPIs 2026 o maior evento esportivo escolar de todos os tempos”, informou.
Imagem: Ascom Secepi

A etapa estadual dos JEPIs contará com disputas em 22 modalidades: águas abertas, atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, badminton, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlon, voleibol, xadrez, vôlei de praia e wrestling.
Os atletas que se destacarem e alcançarem os índices exigidos avançarão para as competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, previstos para o segundo semestre.
Veja mais notícias sobre Esportes, clique em florianonews.com/esportes











