OAB Floriano fortalece campanha "Eu Não Ando Só" para combater a importunação sexual no Carnaval
03/02/2026 16h25Fonte Ascom
Imagem: Ascom
OAB Floriano fortalece campanha "Eu Não Ando Só" para combater a importunação sexual no Carnaval.
OAB Floriano fortalece campanha "Eu Não Ando Só" para combater a importunação sexual no Carnaval.Com a chegada das festividades carnavalescas de 2026, a OAB Subseção de Floriano, por meio da atuação da Comissão da Mulher Advogada (CMA), intensifica no Sul do estado a campanha "Eu Não Ando Só – 2ª Edição". A iniciativa tem como objetivo central conscientizar a população e reforçar que a liberdade da folia não exclui o respeito: assédio não é brincadeira e importunação sexual é crime, conforme a Lei 13.718/2018.
A campanha foca na disseminação de informações preventivas para a sociedade e, especialmente, para grupos vulneráveis que frequentam os eventos de rua. Em Floriano, a CMA tem utilizado as plataformas digitais para democratizar o acesso à justiça e à segurança. Através do perfil no Instagram @comissaodamulheradvogadaflo, são produzidos conteúdos educativos que orientam possíveis vítimas sobre como agir em situações de risco.
Além da forte presença digital, a campanha ocupa as ruas e órgãos públicos de Floriano. Materiais impressos com orientações jurídicas e de segurança já estão sendo distribuídos em repartições e nos eventos que antecipam o Carnaval na cidade. De acordo com a Comissão, a distribuição será estendida por todo o período carnavalesco, alcançando o folião diretamente nos pontos de festa.
Para este Carnaval, a campanha estruturou um guia prático de conduta para vítimas e testemunhas, focado em quatro pilares fundamentais:
- Busca por segurança: Priorizar o deslocamento para locais iluminados e com policiamento.
- Rede de apoio: Dialogar com pessoas de confiança e não hesitar em pedir ajuda imediata.
- Coleta de provas: Sempre que possível, reunir testemunhas ou registros (fotos/vídeos) que ajudem na identificação do agressor.
- Denúncia formal: Casos de flagrante devem ser reportados imediatamente ao apoio policial mais próximo; crimes já ocorridos devem ser registrados em delegacias especializadas.
Imagem: Ascom
Com foco na prevenção e no acolhimento, a Comissão da Mulher Advogada intensifica ações presenciais e digitais para garantir que o respeito seja a regra durante a folia em 2026.
Com foco na prevenção e no acolhimento, a Comissão da Mulher Advogada intensifica ações presenciais e digitais para garantir que o respeito seja a regra durante a folia em 2026.A presidente em exercício da Comissão da Mulher Advogada de Floriano, Dra. Laís Carvalho, destaca que o período exige um olhar atento das instituições para evitar a naturalização de abusos.
“Nenhuma forma de assédio pode ser naturalizada, e nem no Carnaval. Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada. É fundamental que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que existem caminhos de apoio e denúncia para enfrentar a violência”, pontua a Dra. Laís Carvalho.
Idealizada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, nessa 2º edição a campanha traz o slogan “"Assédio não é folia. Importunação sexual é crime". Em Floriano, a subseção reforça o compromisso de garantir que o direito à diversão não ultrapasse o limite do respeito ao corpo e à vontade do outro, promovendo um ambiente mais seguro, consciente e respeitoso para todos.
Serviço
O quê: Campanha de combate à importunação sexual “Eu Não Ando Só”.
Informações e Conteúdo: Instagram @comissaodamulheradvogadaflo
Canais de Denúncia:
190: Polícia Militar (Emergências/Flagrantes).
180: Central de Atendimento à Mulher.
Delegacia de Polícia Civil: Para registros de ocorrência.
Imagem: Ascom

Veja mais notícias sobre Floriano, clique em florianonews.com/floriano











