Seleção tem sete novidades em relação a primeiros jogos com Diniz; dois são estreantes

10/10/2023 10h50


Fonte O Globo

Imagem: Vitor Silva/CBFYan Couto e Carlos Augusto: laterais são os estreantes da seleção na convocação para jogos com Venezuela e Uruguai.(Imagem:Vitor Silva/CBF)Yan Couto e Carlos Augusto: laterais são os estreantes da seleção na convocação para jogos com Venezuela e Uruguai.

Os convocados por Fernando Diniz para o segundo período de Data Fifa se apresentaram nesta segunda, em Cuiabá, onde a seleção brasileira enfrenta a Venezuela na quinta-feira, pelas Eliminatórias à Copa 2026. A repetição da maioria dos que foram chamados para os compromissos do mês passado mostra que o grupo começa a ganhar corpo. Ainda assim, há espaço para rostos novos. Dos 23 que enfrentarão Venezuela e Uruguai (dia 17, em Montevidéu), sete não estiveram nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias. Saiba quem são.

Estreantes

Entre eles, os destaques são os laterais Yan Couto e Carlos Augusto. Esta é a primeira vez que eles são chamados para a seleção principal. Foram convocados, respectivamente, para o lugar dos cortados Vanderson e Renan Lodi (ambos por lesão).

Yan é o mais novo dos dois. Com 21 anos, o lateral-direito já chamava atenção desde 2019, quando fez parte da seleção campeã do Mundial Sub-17, no Brasil. Menos de um ano depois da conquista, o Coritiba, clube que o revelou, anunciou sua venda ao Manchester City por 6 milhões de euros, além de bônus, por um contrato de cinco temporadas.

O lateral, que se destaca por jogar de forma avançada, nunca atuou pelo clube de Pep Guardiola. Mas vem se destacando no Girona-ESP, que pertence ao Grupo City.

Yan está em sua terceira temporada na equipe, e enfim parece ter conquistado a titularidade. É um dos destaques da boa campanha do time espanhol, até aqui a grande surpresa da La Liga — é o segundo colocado, atrás apenas do Real Madrid.

Carlos Augusto (24 anos), por sua vez, já vem de três temporadas de ascensão pelo Monza-ITA, clube que o comprou do Corinthians, em 2020. Após 107 partidas, 12 gols e nove assistências, chamou a atenção da Inter de Milão. E já chegou com status de titular da lateral esquerda.

1ª vez com Diniz

Embora não seja estreante, Guilherme Arana se apresentou com sensação parecida. O lateral-esquerdo do Atlético-MG foi convocado pela sexta vez para a seleção principal (além da conquista do ouro olímpico, em Tóquio-2020). Mas esta é a primeira após a lesão que acabou com seu sonho de disputar a Copa do Catar:

— É como se fosse a primeira vez, uma estreia.

Bremer, Gerson, David Neres e Vini Jr. completam a lista das novidades. Este último chegou a ser convocado por Diniz, mas foi cortado após lesão na coxa direita.


Tópicos: lateral, clube, diniz