Seleção Brasileira relembra 21 anos de conquista do pentacampeonato

30/06/2023 15h29


Fonte meionorte.com

Imagem: Djalma VassãoDupla Ronaldo e Rivaldo(Imagem:Djalma Vassão)Dupla Ronaldo e Rivaldo

A Seleção Brasileira completou 21 anos nesta sexta-feira(30), que alcançou o pentacampeonato. Desde o primeiro jogo contra a Turquia, durante a fase de grupos, até o confronto final contra a Alemanha, o Brasil enfrentou momentos repletos de emoção, desconfiança e uma enorme dose de determinação.

A jornada em direção ao título da Copa do Mundo de 2002 teve um começo desafiador para a Seleção Brasileira. Sob o comando do técnico Luis Felipe Scolari, enfrentaram a Turquia na primeira rodada da fase de grupos, na qual sofreram um gol após uma falha do zagueiro Lúcio, marcado por Hasan. No entanto, no segundo tempo, a dupla eterna de Ronaldo e Rivaldo marcou os primeiros gols do Brasil no torneio, garantindo uma vitória por 2 a 1.

Cinco dias depois, o Brasil entrou em campo novamente, desta vez contra a China, em Jeju, na Coréia do Sul. O lateral esquerdo Roberto Carlos abriu o placar com um forte chute de falta. O trio formado por Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo contribuiu com mais gols, resultando em uma goleada de 4 a 0, a primeira do Brasil na Copa.

Com a classificação para as oitavas de final assegurada, a Seleção entrou em campo com uma equipe mista para a última partida da fase de grupos contra a Costa Rica. Apesar de não apresentar um grande desempenho e sem exercer muita pressão, a "família Scolari" conseguiu uma goleada por 5 a 2. Destaca-se o belo gol do volante Edmílson, que aproveitou um cruzamento de Júnior e marcou o terceiro gol da equipe nacional com um lance acrobático.

Com um aproveitamento de 100%, o Brasil enfrentou a Bélgica nas oitavas de final. Foi nesse momento que o goleiro "São" Marcos brilhou intensamente. Ele fechou o gol e fez defesas incríveis, frustrando o poderoso ataque belga liderado por Marc Wilmots. No setor ofensivo, Rivaldo e Ronaldo marcaram novamente, assegurando a vitória por 2 a 0.

Nas quartas de final, a forte seleção da Inglaterra, com jogadores como David Beckham e Michael Owen, foi a adversária da Seleção Brasileira. Com uma excelente atuação de Ronaldinho Gaúcho, que deu uma assistência e marcou um gol antológico de falta, a equipe nacional venceu por 2 a 1 e avançou na Copa.

O Brasil e a Turquia se enfrentaram novamente na semifinal do torneio. Assim como na fase de grupos, os turcos ofereceram uma dura resistência aos brasileiros. Com uma defesa sólida e um ataque perigoso nas bolas paradas, a Turquia se mostrou um adversário formidável.

Com dificuldades, a Seleção Brasileira contou com a estrela de Ronaldo Fenômeno, que marcou o único gol do jogo com um chute de bico, garantindo a classificação para a final. O confronto também teve um momento marcante, quando Denilson foi perseguido por quatro marcadores e foi parado com falta, o que entusiasmou a torcida presente no estádio Saitama, no Japão.

Na emocionante final, a terceira consecutiva que a Seleção Brasileira disputava (1994, 1998 e 2002), os comandados de Felipão enfrentaram a Alemanha. O goleiro Oliver Kahn, que seria escolhido como o melhor jogador da competição, tentou deter o ataque brasileiro, porém sem sucesso. Foi Ronaldo Fenômeno, autor de oito gols ao longo da Copa de 2002, quem brilhou ao balançar as redes duas vezes, assegurando assim o pentacampeonato brasileiro - o primeiro e único penta na história das Copas.

O grito de "campeão" ecoava da garganta dos torcedores, enquanto as ruas do Brasil se enchiam das cores verde e amarelo. Foi a consagração de um grupo de jogadores que havia chegado ao torneio desacreditado. Quando o lateral-direito e capitão Cafu ergueu a tão sonhada taça de campeão, o nome de cada jogador ficou eternizado na memória de todos os amantes do futebol.

Tópicos: brasil, copa, sele??o