Roteiros de eliminações recentes na Libertadores ligam alerta para o Flamengo em La Plata
25/09/2025 09h56Fonte O Globo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo
Filipe Luís desembarca na Argentina para Estudiantes x Flamengo.

O Flamengo decide hoje sua vida na Libertadores. A partir das 21h30, faz o jogo de volta da quartas da final contra o Estudiantes, no estádio Jorge Luis Hirschi, após ter vencido por 2 a 1 no Maracanã. Um empate basta para ser o adversário do Racing na semifinal, mas o clube vem esbarrando nesta competição em obstáculos que vêm sendo comuns aos últimos anos. O poderio financeiro não é equiparável ao dos argentinos, mas a equipe de Filipe Luís tem motivos para estar alerta.
Em 2023, o Flamengo enfrentou o Olimpia nas oitavas e não apenas venceu por 1 a 0 em casa, como abriu o placar em Assunção, mas desmoronou na segunda etapa e foi eliminado ao perder por 3 a 1. No ano passado, a tragédia nas quartas foi anunciada quando o Peñarol triunfou por 1 a 0 no Maracanã, e confirmada pelo empate sem gols em Montevidéu. O Estudiantes repetiu a primeira parte do roteiro ao sair vivo do Rio, e agora tem um alçapão ao seu lado para tentar a vaga.
Entre algumas boas notícias, como o retorno de Jorginho após ser desfalque por quase um mês, o Flamengo se vê diante de desafios que o GLOBO aponta e faz um raio-x:
Postura compatível
A forma como o Flamengo vem encarando alguns jogos decisivos da Libertadores faz cair por terra o abismo técnico em relação aos adversários. O Estudiantes é um clube de camisa pesada que passa longe do primor, mas que consegue competir ao parecer conhecer até melhor a trilha da competição. Neste ano, o rubro-negro teve uma experiência negativa ao subestimar o estreante Central Córdoba e perder por 2 a 1 em casa.
Em que pesem todas as reclamações justas da arbitragem, o time brasileiro permitiu que o jogo de ida fosse “cozinhado” pelos argentinos, e a tendência é que essa estratégia seja somada ao clima hostil de La Plata. Vale lembrar que o rubro-negro passou as edições de 2023 e 2024 sem vencer como visitante.
Jogadores cascudos
Arrascaeta, Bruno Henrique, Ayrton Lucas... estes são nomes que pisaram em campo nas eliminações dos últimos dois anos e podem ajudar a equipe a evitar um novo dèja vu. Especialmente, os dois primeiros, líderes que vestiram a camisa do Flamengo em 2019 e conquistaram a Libertadores naquele ano e em 2022. Jogos deste tamanho pedem peças que tomem a frente e ajudem os demais companheiros a manter a cabeça no lugar. Filipe Luís também esteve em campo na queda para o Olimpia, e se aposentou ao final de 2023.
Fator arbitragem
Todas as reclamações do Flamengo foram corretas na semana passada, como se vê pela decisão da Conmebol de anular a suspensão de Gonzalo Plata. Diga-se, porém, que o Flamengo não resolveu a partida mesmo tendo diversas chances para liquidar o confronto ainda no primeiro tempo. Como o jogo se tornou mais truncado e à feição do Estudiantes, entrou em campo o protagonismo do árbitro colombiano Andrés Rojas. Se isso aconteceu no Maracanã, o time carioca deve estar preparado para a situação se repetir em La Plata.
Aproveitar as chances
Se o Flamengo não resolveu o confronto no jogo de ida, após Pedro e Varela marcarem em nove minutos, muito se passou pelos gols perdidos. O mesmo centroavante desperdiçou chance incrível de fazer 3 a 0, assim como perdeu gols contra o Vasco, no clássico do fim de semana. O melhor ataque do Brasil em 2025 precisará ser mais objetivo para decidir este confronto quando as janelas aparecerem.
Atenção na defesa
A retaguarda ainda é o destaque da equipe de Filipe Luís, mas, outrora intransponível, oscilou levemente nos últimos jogos. O setor foi vazado em três dos últimos quatro, expondo nomes como o goleiro Rossi, que vem falhando em saídas do gol. O histórico da temporada também mostra falhas de Léo Pereira e Ayrton Lucas, e qualquer uma nesta noite pode ser fatal.
Revisão de escolhas
Sem a presença de Jorginho e Alex Sandro nos últimos jogos, Filipe Luís insistiu em nomes que desagradam à torcida pelo desempenho irregular, como Allan e Ayrton Lucas. No jogo decisivo de hoje, não caberão escolhas como essa. O volante e o lateral-esquerdo titulares estão na Argentina e, apesar de suas condições físicas não serem ideais, pode valer algum sacrifício para ajudar a encaminhar a vaga na semi.
Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews