Melhor zagueiro no México, Dória quer fazer história no país e sonha com a Seleção: "Sonho que tenho

25/06/2021 14h50


Fonte Globoesporte

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDória com a camisa do Santos Laguna após um gol pelo time mexicano(Imagem:Reprodução)
Uma temporada para guardar na memória. Dória vive seu auge físico e técnico no Santos Laguna, vice-campeão do Campeonato Mexicano na última temporada para o Cruz Azul. O zagueiro jogou todas as partidas da competição e ultrapassou a marca de 100 jogos pelo Santos Laguna. O brasileiro foi eleito para a seleção do torneio e ressaltou a temporada em alta performance pelo clube da cidade de Torreón.

- Foi uma temporada muito importante para mim. Terminar jogando todos os jogos. Eu fui o único de linha. É algo que tenho que valorizar bastante e continuar nessa pegada. Ter conquistado isso com um time que não é considerado grande, como o América e o Cruz Azul, é muito importante também. É fruto de muito trabalho. Fico muito feliz com isso.

De acordo com o jornalista mexicano Gerardo Suárez, da TV Azteca, o zagueiro é um dos líderes do elenco do Santos Laguna e elogiou o profissionalismo do brasileiro desde que chegou ao clube.

- Dória é uma das maiores referências do Santos Laguna não só pelas suas condições futebolísticas, mas também pela liderança que impõe dentro e fora do vestiário. É um jogador com uma força física invejável. Ele não tem medo de ir para o confronto e sabe tirar vantagem no jogo aéreo. Entre os torcedores do Santos Laguna é um dos jogadores preferidos. É um jogador muito respeitado. As pessoas gostam muito dele pela entrega - destacou Suárez.

O jovem de 26 anos conta que quer ser referência não só no Santos Laguna, mas também no futebol mexicano e marcar seu nome na história do país.

- Eu estou virando referência dentro do clube. Nesse período de quatro a cinco anos, eu espero estar sendo um cara que fique marcado, como o Juninho ficou no Tigres. Eu tenho essa ideia de ficar no Santos. Ser o brasileiro com mais jogos no México. Essas coisas que posso atingir, eu tenho como ideia - afirmou.

Dória destacou a evolução do futebol mexicano e o comparou com o futebol brasileiro. Ele revelou que foi contratado justamente para mudar a percepção das pessoas de fora do país que o nível do campeonato não é bom.

- Eu fui chamado para lá por um projeto justamente para abrir os olhos de muitas pessoas. É um futebol que está evoluindo bastante nessa questão técnica e tática. Tanto que no Mundial você viu o que o Tigres fez com o Palmeiras. Chegou na final, jogou de igual para igual na final. Então, é um futebol que eu gostaria que outras pessoas tivessem uma conclusão diferente. Olhassem mais pra lá antes de falar. Às vezes, as pessoas falam que o futebol no México é fraco, mas quando você vai ver, o jogo não é assim. Tem um nível muito bom.

- O futebol no Brasil é um pouco mais lento. Lá, eu acho um pouco mais rápido o futebol. É muita intensidade. Não tem isso não. Você vai jogar contra os times pequenos fora de casa e passa mal porque te pressionam todo o tempo. Não dá espaço para respirar - destacou Dória.
Veja os destaques de Dória na última temporada, na qual fez 3 gols em 41 jogos.

Melhor zagueiro da temporada
Vice-campeão da Liga Mexicana, tendo jogado todas as partidas
Atingiu a marca de 100 jogos com a camisa do Santos Laguna (são 105 jogos e 11 gols pelo clube)
Mesmo atuando no setor defensivo, Dória comete poucas faltas, chegando a ficar 8 ou 9 jogos sem nenhuma falta em campo
Com a temporada mágica no México, Dória já sonha em voltar a ser convocado para a seleção brasileira. Em 2013, com 18 anos, ele foi convocado para amistoso contra a Bolívia, no jogo em homenagem ao torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, morto ao ser atingido por um sinalizador de navio atirado durante a partida Bolívar e Corinthians, pela Libertadores.

- O sonho de voltar para a Seleção é uma coisa que eu tenho dentro de mim. É um sonho que eu vou correr atrás. Acho que depende do meu trabalho. Nos últimos anos, a gente viu jogador jogando na Ucrânia, na China e sendo convocado. Então, eu afirmo que o futebol mexicano é muito melhor que o futebol da China. Não tenho dúvida. Então, acho que futebol começa pela sequência. Manutenção e continuidade são palavras importantes para você alcançar - ressaltou o zagueiro, que acumula passagens por seleções de base, inclusive levando a braçadeira de capitão algumas vezes.

- Se você jogar 2/3 temporadas sendo o melhor da liga, eu acho que pelo menos um olhinho pra lá vai ter que ter né. Acho que você manter o seu nível ou cada vez buscar melhorar é uma coisa que eu penso e vou fazer durante a preparação aos jogos. Vou me preparar para cada vez ser melhor. Com certeza eu vou trabalhar para isso para voltar para a Seleção. A questão é estar jogando bem e aproveitar a oportunidade quando ela pintar. Tem que estar preparado. É isso que eu vou fazer.

Tópicos: historia, camisa, doria