Lusa pode ser eliminada por suposta escalação irregular no Brasileiro feminino

06/07/2017 17h01


Fonte globoesporte.com/pi

A Portuguesa pode ter arruinado o plano de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro feminino. O clube pode ser denunciado no STJD pela escalação de uma jogadora que não estava relacionada na pré-lista entregue ao árbitro no jogo de ida da semifinal da divisão de acesso vencida por 1 a 0 pelo Tiradentes-PI, em Teresina. O juiz piauiense Djalma Alves de Lima Filho apontou na súmula que Thalita Araújo Soares entrou no segundo tempo da partida sem que o nome dela constasse na relação de atletas. Veja no vídeo acima o momento em que Thalita entra em campo.

A Lusa ainda não comentou o assunto. O GloboEsporte.com tenta contato com o clube, mas até a publicação da reportagem não teve retorno. Na lista de atletas distribuída antes do jogo à imprensa, o nome da lateral Thalita aparece entre as relacionadas, no banco de reservas.
Imagem: TV ClubeMomento em que Thalita entra em campo.(Imagem:TV Clube)Momento em que Thalita entra em campo.

A ausência do nome da atleta na lista só foi verificada quase uma hora depois do momento da substituição. Thalita começou o jogo como reserva e foi mandada a campo aos 12 minutos do segundo tempo. A jogadora entrou no lugar da lateral Silmara e permaneceu até o apito final.

- Após o término da partida, ao confeccionar a súmula do jogo, foi observado que a atleta de número 14, senhora Thalita Araújo Soares, da Associação Portuguesa de Desportos, participou da partida sem que constasse na relação de atletas. Informo ainda que a atleta permaneceu até o término da partida, conforme boletim de atletas e a papeleta de substituição entregue e assinado pela equipe, que efetivamente comprova que a referida jogadora participou da partida – descreveu o juiz na súmula.

O juiz informou também que as relações de ambas as equipes e a papeleta de substituição da Lusa que procedeu a mudança serão enviadas para os órgãos competentes.

A Comissão de Arbitragem do Piauí considerou infração o episódio envolvendo o time paulista. De acordo com José Steifel, presidente da entidade local, a Lusa deve ser punida na Justiça Desportiva por conta do suposto erro.

- Todo jogador tem que estar na relação prévia entregue aos árbitro, no que nós chamamos de boletim de atletas. Isso cabe punição porque ela está irregular. Tanto que, na súmula, você não vê o nome da jogadora, e ela atuou. O que configura, sim, uma irregularidade – destacou Steifel.

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) comunicou por meio do presidente Cesarino Oliveira que está tomando as providências cabíveis e legais sobre o caso e que pode oferecer denúncia caso seja confirmada a irregularidade.


Tópicos: partida, lusa, jogadora