Brasileirão: Confrontos diretos de outubro entre Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras podem ser decisivos
30/09/2025 11h11Fonte O Globo
Imagem: PATRICIA DE MELO MOREIRA - AFP/Cruzeiro/Palmeiras
Filipe Luís, Leonardo Jardim e Abel Ferreira.

Setembro chega ao fim com uma boa notícia aos rubro-negros: liderança do Brasileirão assegurada e, na última rodada do mês, o time conseguiu uma leve vantagem graças aos tropeços dos adversários do topo da tabela. Mas não há tempo para comemorar. Outubro chega como o mês que pode ser decisivo na briga pelo título nacional entre Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras. Ao longo das próximas semanas, as três equipes fazem confrontos diretos entre elas que podem definir quem continua ou não na disputa da taça.
A começar na próxima quinta-feira, quando o líder do campeonato recebe a equipe mineira, no Maracanã. Com 54 pontos, quatro à frente do Cruzeiro e um jogo a menos, o Flamengo pode ampliar a diferença para sete — ou seja, duas rodadas sem poder ser ultrapassado — ou ver os mineiros se aproximarem em caso de revés em casa.
Quem agradeceria o tropeço rubro-negro é o Palmeiras, terceiro colocado, com 49 pontos. Cinco atrás do Flamengo, mas com um jogo a menos em relação aos rubro-negros, o time paulista poderia ver a distância diminuir desde que também vença o Vasco, amanhã, no Allianz Parque. E transformaria o confronto marcado para o dia 19 de outubro, no Maracanã, quase em uma “final” do Brasileiro.
Mas o Brasileirão não se resume a um triangular entre cariocas, paulistas e mineiros. As três equipes têm outros compromissos, com graus de dificuldades distintos, que podem mexer na tabela a favor de um ou de outro ao fim do mês.
Uma rápida avaliação das tabelas das três equipes mostra prós e contras a todos. Em tese, entre os confrontos com o Flamengo, na quinta-feira, e o Palmeiras, na última semana de outubro, o Cruzeiro tem a tabela mais tranquila. É o único que jogará apenas cinco partidas no mês, com maiores intervalos de descanso e treinamentos.
Fora a pouca quilometragem que precisará percorrer. Os mineiros deixarão Belo Horizonte apenas para vir essa semana ao Rio e ir a São Paulo, no dia 25. Os outros três jogos do mês serão em Minas, sendo dois deles contra Sport e Fortaleza, times da zona de rebaixamento. Ainda terá o clássico com o Atlético-MG, que tenta se recuperar no campeonato.
Um bom desempenho nos confrontos diretos e fazendo seu dever de casa podem recolocar o Cruzeiro no topo mesmo com menos jogos que os adversários.
À primeira vista, a tabela do Palmeiras no Brasileirão não surge como uma das mais complicadas, com exceção dos confrontos diretos. O time de Abel Ferreira recebe Vasco, Juventude e Bragantino como favorito diante de todos eles. Tem ainda o instável São Paulo, no Morumbis.
A questão da equipe paulista será manter o fôlego na maratona de outubro. Entre os concorrentes ao título, o Palmeiras será o único a não ter os 10 dias de parada na Data Fifa. Os paulistas farão oito jogos em 30 dias (média de um jogo a cada 3,75 dias).
A partida contra o Juventude, por exemplo, é uma das atrasadas do primeiro turno em virtude da Copa do Mundo de Clubes, disputada no meio do ano. Após esse confronto, o Palmeiras vai igualar o número de jogos do Flamengo.
E as tabelas das duas competições que o Palmeiras busca o título não foram amigáveis com o clube paulista. Os dois jogos semifinais da Libertadores acontecerão na mesma semana que os confrontos diretos com Flamengo e Cruzeiro.
Em apenas sete dias, o Palmeiras vem ao Rio enfrentar o Flamengo, segue para Quito, onde jogará a primeira partida semifinal contra a LDU, a 2.850 metros de altitude, e retorna a São Paulo para receber o Cruzeiro. O jogo de volta com os equatorianos será logo na sequência, também em São Paulo. Um quebra-cabeça para Abel Ferreira manter a intensidade do time em três decisões seguidas.
Apesar de não fazer tantas viagens longas, ter dez dias de paralisação e emendar uma sequência de três partidas no Maracanã, o Flamengo não terá vida fácil em outubro. A tabela do campeonato colocou quatro times do G6 no caminho do rubro-negro: além dos concorrentes diretos Cruzeiro e Palmeiras, o time de Filipe Luís ainda enfrentará o Bahia, em Salvador, e Botafogo, no Nilton Santos.
E não dará tempo para um respiro. Após esses quatro jogos, que podem colocar o rubro-negro em boa vantagem no Brasileirão em caso de triunfos, o Flamengo vai medir forças com o Racing, da Argentina. Entre um jogo e outro, a equipe enfrentará o Fortaleza, fora de casa. Diante de um time que figura no Z4, há até a possibilidade de time misto para se concentrar na Libertadores.
O time teve outra boa notícia ontem. O meio-campo Erick Pulgar, que se recupera de uma fratura no pé há três meses, foi reintegrado aos treinos.