Análise: Botafogo faz jogo para vencer Bahia, mas alerta sobre instabilidade tem que ficar ligado

02/10/2025 09h26


Fonte ge

O Botafogo venceu um duelo de seis pontos contra o Bahia e terminará uma rodada do Brasileirão no G-4 pela primeira vez na temporada. Antes de qualquer análise, o contexto do jogo e o tamanho da vitória devem ser ressaltados.

A equipe comandada por Davide Ancelotti mostrou diferentes facetas no 2 a 1 no Estádio Nilton Santos. A primeira foi de um time ofensivo e que capaz de achar espaços de diferentes formas para atacar o adversário e marcar gols com Santi Rodríguez e Jeffinho.

Por outro lado, o time voltou a mostrar momentos de instabilidade após ser vazado. O jogo estava controlado e o clube carioca era superior, mas um gol do Bahia em cobrança de falta de Rodrigo Nestor, que desviou em Kaio Pantaleão e enganou Léo Linck, fez o Alvinegro piorar.

Minutos antes, o Botafogo tinha balançado as redes pela segunda vez, agora com Jeffinho, e conseguido boa oportunidade com Arthur Cabral. Logo na saída de bola após o gol do Bahia, Barboza simplesmente se livrou da bola após pressão do Tricolor. O que era tranquilidade virou nervosismo. O cenário ficou parecido com o do jogo contra o Mirassol, quando o Alvinegro abriu 3 a 0 e levou o empate.
Imagem: Vítor Silva/BotafogoBotafogo vence o Bahia(Imagem:Vítor Silva/Botafogo)Botafogo vence o Bahia

— Na segunda etapa eu falei com eles que estou contente, porque não foi fácil depois desse gol que a gente não merecia tomar, em que estávamos muito bem no jogo. Começamos a segunda etapa muito bem, jogando no campo rival, e depois do que aconteceu contra o Mirassol, o time mentalmente sofreu um pouco esse gol. E é como você falou, foi um jogo que a gente não conseguiu controlar bem a posse, porque com um jogador a mais precisamos manter um pouco mais a bola, mas é isso. Eu acho que foi bastante mental - analisou Davide.

A expulsão de Mateo Sanabria, que levou o segundo amarelo por simulação dentro da área, acalmou os ânimos. Mesmo assim, o Bahia ensaiou uma pressão nos minutos finais, algo controlado pela defesa carioca.

De qualquer forma, a partida tem pontos positivos. Santi Rodríguez, cada vez mais adaptado, fez outra boa atuação sob o comando de Davide Ancelotti. O uruguaio deu o tom ofensivo e foi o principal ponto criativo de uma equipe que conseguiu atingir o Bahia de diferentes maneiras.

O Botafogo chegou ao ataque por passes curtos, triangulações, cruzamentos e, principalmente, com movimentações que permitiam um jogador sempre ficar livre aberto pelos lados. Na direita, este espaço era ocupado por Vitinho; na esquerda, por Cuiabano. Marlon Freitas, pelo centro, era o responsável por acioná-los em posições para gerar perigo - seja com cruzamentos ou chutes na direção da área.

O Alvinegro ainda é um time instável e precisa ter um sinal ligado para manter uma regularidade após ser vazado, mas mostra que é capaz de criar e ter condições de vencer partidas e de fazer parte do setor mais desejado da tabela.

Confira as últimas notícias sobre Esportes: florianonews.com/esportes
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: jogo, bahia, botafogo