Treinador de Sarah Menezes avalia ouro: "Não foi dar show, foi para vencer"

27/04/2017 16h10


Fonte Globoesporte.com

Após a medalha de ouro da judoca Sarah Menezes na categoria meio-leve (-52kg) no Campeonato Brasileiro da Região I, disputados no Ginásio de Marituba, em Belém, no último fim de semana, o treinador Expedito Falcão fez uma avaliação da piauiense na competição. A atleta foi um dos destaques da delegação piauiense e voltou a competir pelo estado após 10 anos afastada desses formatos de disputas. Conforme Expedito Falcão as duas lutas da meio-leve, mostraram a concentração e a precisão da atleta para deslanchar as judocas amazonenses Maria Taba e Rafaela Barbosa na competição.

- A Sarah atualmente é a atleta a ser batida em qualquer competição nacional. As judocas que lutam com ela tentarão sempre fazer seu nome, pois se vencerem vão estar vencendo uma campeã olímpica. Ela tem trabalhado muito essa parte psicológica. Ela foi bem no Regional, mas com a sua maturidade não lutou para se mostrar, lutou para vencer – explicou Expedito, que estava presente nas lutas.

Sarah Menezes foi uma dos cinco atletas olímpicos a abrilhantarem as disputas regionais, como Ketleyn Quadros, medalhista de bronze em Pequim, Luciano Corrêa, campeão mundial, Alex Pombo, campeão Pan-americano, e Maria Portela, ouro no Gran Prix de Tbilisi. Todos são integrantes da seleção brasileira de judô.

As competições nacionais tiveram a presença dos judocas por conta de uma adequação do calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) ao do Circuito Mundial da Federação Internacional (FIJ). Os calendários coincidiam datas e se chocavam, o que levava alguns judocas de alto rendimento a abandonar as disputas nacionais em busca de pontos no ranking internacional.

Imagem: Jarede AlvesSarah Menezes foi campeã do Brasileiro da Região I, em Marituba, Belém e faturou o primeiro ouro na categoria meio-leve.(Imagem:Jarede Alves)Sarah Menezes foi campeã do Brasileiro da Região I, em Marituba, Belém e faturou o primeiro ouro na categoria meio-leve.

Segundo Expedito Falcão, a postura da Sarah Menezes no Brasileiro da Região I mostrou a concentração e o nível técnico da atleta para as disputas na categoria meio-leve. Afirmou que as lutas foram técnicas, o que a fez administrar o tempo nos tatames e assegurar as vitórias.

- Sarah voltou a disputar uma competição regional pelo estado defendendo as bandeiras da Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF). A participação dela foi técnica. Não foi para dar show. Foi concentrada, venceu. Ela conhecia as duas atletas e em momento algum se desconcentrou. Ela agradeceu aos atletas da delegação do estado e com humildade afirmou que se sentia bem, pois já tinha sido campeão da competição na sua ex-categoria (-48kg) – continuou Expedito Falcão.

A campeã meio-leve do Brasileiro da Região I voltou a conquistar um título pelo estado. A última vez em que defendeu as bandeiras do Piauí foi em 2008, quando conquistou o bronze no Campeonato Brasileiro, disputado em Teresina. Após o ouro conquistado em Maribuba, a judoca veio a Teresina passar um tempo com a família e treinar. Ela fica na capital até o dia 2 de maio, quando segue para o Rio Grande do Sul, antes de disputar o Grand Slam de Ecaterimburgo, que será disputado na Rússia, entre 19 a 21 de maio.

Tópicos: atletas, categoria, sarah, lutas