Técnico avalia chances de piauienses retornarem à seleção de badminton

18/10/2016 09h22


Fonte globoesporte.com/pi

Imagem: Joana Darc CardosoClique para ampliarMarco Vasconcelos, treinador da Seleção Brasileira de Badminton.(Imagem:Joana Darc Cardoso)Marco Vasconcelos, treinador da Seleção Brasileira de Badminton.

Marco Vasconcelos, técnico da Seleção Brasileira de Badminton que está de passagem pelo Piauí, fez uma análise do esporte no estado. Observando o perfil de alguns atletas locais, ele vê que alguns que passaram pelas categorias de base possam retornar à seleção principal, como Sâmia Lima e Francielton Farias.

Segundo o comandante, existe possibilidade de Sâmia Lima e Francielton Farias voltarem à seleção. Mas fez uma análise de como é importante a profissionalização do esporte, além da responsabilidade que os convocados tem que ter.

- Samia Lima é uma atleta que tem que amadurecer um pouco. Ela precisa se decidir se quer ser atleta profissional,uma médica ou se quer outro tipo de vida que não seja o alto rendimento. Ela era uma criança quando foi para a seleção. Poderá voltar e se surgir essa oportunidade que aproveite. O Francielton Farias, em 2013 foi selecionado para representar o Brasil, mas não foi uma opção dele. Espero que quem for chamado que aproveite as oportunidades - diz o treinador.

O treinador português analisou o bom nível do badminton do estado como decorrente do trabalho que é feito dentro da capital desde os primeiros treinadores que começaram a trabalhar a modalidade por aqui. De lá para cá, segundo o treinador, foram 25 atletas de ponta que nasceram dentro da equipe, o que ele diz ocorrer, em suas palavras, porque "campeão chama campeão". Mesmo com as estrutura deficitárias, o esporte mostrou trabalho e resultados expressivos.

-Isso tem a ver com o estilo de vida de cada atleta. Eles têm uma forma de viver diferente dos estados do sudeste. Encontram no projeto (que trouxe o badminton ao estado) uma forma de incremento para a vida, através de um apoio empresarial. Existe uma aposta do badminton e tem apresentado um trabalho desde a Norma (Rodrigues, uma das pioneiras na modalidade no Piauí) até o momento - diz Marco Vasconcelos.

Tópicos: treinador, atleta, badminton