Seleção piauiense perde Brasileiro de Boxe por falta de passagens aéreas

12/08/2014 12h35


Fonte G1 PI

Imagem: Josiel MartinsClique para ampliarCosmo Samuel, de apenas 18 anos, deveria ter sido um dos lutadores do PI.(Imagem:Josiel Martins)Cosmo Samuel, de apenas 18 anos, deveria ter sido um dos lutadores do PI.

Não foi desta vez que o Piauí participou do Campeonato Brasileiro de Boxe. A competição foi realizada durante a última semana em São Vicente, em São Paulo, e deveria contar com a presenta de três atletas do estado. Deveria, mas a Federação Piauiense de Boxe não conseguiu patrocínio para bancar as quatro passagens aéreas para a cidade-sede do torneio e o Piauí, mais uma vez, ficou de fora do calendário do boxe nacional.

Após as três etapas do Campeonato Piauiense, alguns atletas foram selecionados para compor a seleção do estado. Destes, três iriam participar do Brasileiro: Cosmo Samuel, de Teresina; Francisco Marcos Ferreira, de Parnaíba; e Amadeu Martins, de Luís Correia. Além deles, o presidente da federação, Marcos Oliveira, iria acompanhá-los na competição como técnico, o que foi inviabilizado pela falta de apoio.

- Procurei com meses de antecedência vários empresários e órgãos públicos. Esperei e ficaram enrolando, sem dar uma resposta definitiva. Até hoje nunca responderam – conta Marcos.

Para o dirigente, situações como essa dificultam a evolução do esporte no estado. A federação foi criada há menos de um ano e esta seria a primeira participação do Piauí na competição nacional. Agora, é pensar nos projetos futuros.

- Isso é um prejuízo grande. Era a chance do Piauí estar pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, e isso não aconteceu por causa de quatro passagens. A Confederação Brasileira já ia bancar a hospedagem e alimentação em São Vicente. Escrevi um email agradecendo a oportunidade e o presidente me respondeu, disse que a situação também é difícil em outros estados e para continuarmos trabalhando, que ano que vem participamos – explica.

Agora, o boxe piauiense já se prepara para outro desafio. No fim de agosto, oito atletas locais, incluindo os três que deveriam competir no Brasileiro, irão para Belém disputar um triangular com as seleções do Pará e Maranhão.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local