Queda no ranking não abala Sarah Menezes; 'Tranquilo', afirma treinador

14/05/2014 13h24


Fonte G1 PI

Imagem: Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COMClique para ampliarExpedito Falcão comenta resultado da judoca.(Imagem:Emanuele Madeira/GLOBOESPORTE.COM)Expedito Falcão comenta resultado da judoca.

Depois de um ano e oitos meses como líder absoluta do ranking mundial na categoria ligeiro (48kg), Sarah Menezes deixou o ‘reinado’. A notícia foi divulgada na última terça-feira pela Federação Internacional de Judô (FIJ), estabelecendo uma diferença de 246 pontos para a judoca mongol, Urantsetseg Munkhbat. Isso, no entanto, não deve ser um incômodo para a campeã olímpica. De acordo com o treinador da piauiense, Expedito Falcão, a perda da liderança só traz motivação a sua pupila e o mais importante: o foco é nos treinos com a Seleção Brasileira.

- Não tem problema nenhum. Tranquilo. É algo que a Sarah não vai se incomodar, porque ela sempre esteve acostumada com as adversidades. Ainda não conversei nada com ela, mas isso não vai atrapalhar no seu desempenho. O que ela precisa agora é se dedicar ao máximo nos treinamentos, pois consequentemente ela deve recuperar o posto, mesmo que não seja nossa ambição – garante Expedito.

A queda no ranking mundial, no entanto, não está relacionada com o baixo de desempenho de Sarah. A atleta conquistou bons resultados ao longo desse período em que esteve à frente, mas foi vendo a diferença diminuir devido o maior volume de competições disputadas pela rival da Mongólia, que luta a luta, acumulava seus pontos. Urantsetseg conquistou no último final de semana o ouro no Grand Slam de Baku, Azerbaijão, conquistou 500 pontos e tomou a posição da piauiense de líder do ranking.

Imagem: Reprodução/FacebookSeleção Brasileira durante treino no Japão.(Imagem:Reprodução/Facebook)Seleção Brasileira durante treino no Japão.

Mudanças, estímulo...

Para Expedito Falcão, sua pupila atravessa um momento de mudanças técnicas. Por isso, ela deixou de lado os torneios de menor porte. O segundo lugar, de acordo com o treinador, não atrapalha a a sequência da temporada e pode ser até motivador.

- Isso vem sendo uma recomendação para as principais atletas da seleção. Às vezes, é melhor preservar o atleta e investir em um treinamento de intercâmbio do que leva-lo para todas as competições. A Sarah é bem ciente sobre e tenho certeza que isso não vai influenciar negativamente. Talvez isso vire um estímulo a mais para as futuras disputas – frisa o treinador.

Enquanto a Federação Internacional de Judô divulgava a alternância no topo do ranking da categoria ligeira, Sarah Menezes seguia sua rotina de treinos normalmente. Ela está no Japão, onde realiza um período de treinamentos com a Seleção Brasileira até o próximo dia 22.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook