Presidente do River-PI lamenta ficar sem cotas de TV da Copa do Nordeste

04/08/2014 12h55


Fonte G1 PI

Imagem: Daniel CunhaClique para ampliarElizeu Aguiar lamenta renda a menos no campeonato regional.(Imagem:Daniel Cunha)Elizeu Aguiar lamenta renda a menos no campeonato regional.

Os times do Piauí e Maranhão terão mais um empecilho financeiro na Copa do Nordeste. Além de Moto Club e Piauí, que terão que bancar os próprios custos e dos times visitantes, River-PI e Sampaio também não terão o mesmo tratamento que os outros clubes. Apesar de serem bancados pela Liga Nordeste, os direitos de transmissão de TV só serão repassados caso as equipes avancem para a segunda fase do torneio. Para Elizeu Aguiar, presidente, do River-PI, é um mal necessário: "Temos que aceitar".

Todos os clubes que participam da Copa do Nordeste recebem a receita proveniente dos direitos de transmissão dos jogos, pagos pela emissora de TV que exibe a competição. No entanto, as equipes do Piauí e do Maranhão estão de fora do rateio da primeira fase e só receberão alguma receita de direitos televisivos caso avancem para a segunda fase do torneio.

Para o presidente do River-PI, uma das equipes prejudicadas com a medida, a decisão é ruim para o estado, mas é algo que deve ser aceito. Para ele, foi necessário abrir mão de algumas coisas para que Piauí e Maranhão tivessem direito a duas vagas na Copa do Nordeste, apesar das dificuldades que isso gera.

- A gente gostaria de ter o tratamento igual, isso é normal, mas temos que abrir mão disso nesse primeiro ano para manter as duas vagas no ano seguinte. Para nós, que passamos tanto tempo excluídos, de certa forma vai ser um ganho, apesar de ser meio amargo. Em 2016, o que eu ouvi é que isso já será normalizado, com a divisão igual para todos – afirma Elizeu Aguiar.

Dificuldades

A inclusão de dois times do Piauí e dois do Maranhão encontrou resistência pelos outros estados participantes, que reclamaram de dividir as receitas da competição com mais quatro clubes. A primeira solução encontrada foi que os vice-campeões estaduais, no caso Piauí e Moto Club, bancassem os próprios custos e dos times que os visitassem na competição. Agora, os dois estados também ficaram fora da divisão dos direitos televisivos.