Pista de atletismo da UFPI tem verba aprovada; obra será entregue em 2014

29/10/2013 16h07


Fonte G1 PI

Os recursos financeiros para a construção da pista de atletismo na Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram aprovados após seis meses de trâmites burocráticos. Com a liberação da verba para a obra, que pode custar entre R$ 7 a 9 milhões, a primeira pista de atletismo oficial do estado deve ser entregue até julho de 2014.

O projeto para construção foi elaborado por dois professores. Segundo um deles, Marcos Antônio Pereira, que leciona no curso de Educação Física e trabalha com esporte de alto rendimento, o edital para as licitações será aberto em até 15 dias.

Imagem: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COMSem pista oficial, o estado dispõe de espaços inadequados.(Imagem:Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Sem pista oficial, o estado dispõe de espaços inadequados.

- A UFPI encaminhou em abril o projeto para o Ministério (do Esporte), que foi aprovado esse mês. Agora a pista vai para o processo de licitação, que será aberta tanto para a compra de material quanto para a execução da obra. Esse processo dura no mínimo 45 dias após o edital ser aberto. Assim, estimamos que até julho do próximo ano ela seja entregue, pois a obra em si dura cinco meses, mas tem a parte burocrática – explica Marcos Antônio Pereira.

Ainda segundo Marcos, a pista será feita como melhor material que existe para o atletismo. Classificada no padrão A2, o Piauí deve receber a mesma pista utilizada nas últimas dez edições das Olimpíadas.

- Você não pode falar em esporte sem ter infraestrutura, pois você estará lutando com o improvável, por isso que perdemos muitos atletas. Se tivéssemos essa pista há 10 anos, com certeza teríamos várias Cruz “Nonatas”, “Joelmas” e “Cláudios Robertos” – afirma o professor, explicando o que motivou a lutar pela pista.

Com a garantia da obra, o elaborador do projeto já revela os planos que estão sendo feitos. Para ele, o mais motivador é a real possibilidade do Piauí poder despontar no cenário nacional e internacional com atletas em todas as modalidades do atletismo.

- A pista nesse padrão vai oportunizar a prática do esporte de alto rendimento, além da capacitação de técnicos, professores, alunos e intercâmbio com outros países, tudo isso com a infraestrutura mínima. Também vamos desenvolver paralelamente dois projetos: o Seleção de Talentos, que buscará identificar atletas por meio de métodos científicos, e oferecemos a escolinha de atletismo para a comunidade. Falta pouca coisa para que nossos competidores se destaquem e não tenham mais que ir embora do Piauí – analisa.

UESPI também receberá uma pista

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) garantiu a construção de uma pista de atletismo após a desistência da UFPI em um polêmico processo. Encabeçado pela presidente da Federação Piauiense de Atletismo (FAPI), Márcia Araújo, o projeto da planta foi concluído e a obra também deve ser entregue até julho do próximo ano.

- O projeto da UFPI já estava pré-aprovado e iria sair mais rápido do que a UESPI. Já temos a planta concluída e vamos esperar a aprovação da emenda, depois que o dinheiro tiver ‘ok’, serão necessários quatro meses para a conclusão da obra. É extremamente importante termos duas pistas. Quanto mais, melhor – conta Márcia Araújo, presidente da FAPI.

Os dois projetos para a construção das pistas de atletismo, tanto na UFPI quanto na UESPI, não contam com a inclusão de arquibancadas.

Confira as últimas notícias sobre Local: florianonews.com/esportes-local
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pista, atletismo, obra