Piauiense sub-19: arbitral define tabela e datas dos 11 times inscritos no torneio

08/06/2015 11h51


Fonte G1 PI

Imagem: Daniel CunhaClique para ampliarAtual campeão, Comercial-PI tenta o bi para voltar à Copa São Paulo de Futebol Jr.(Imagem:Daniel Cunha)Atual campeão, Comercial-PI tenta o bi para voltar à Copa São Paulo de Futebol Jr.

Depois dos profissionais, agora é a vez da garotada entrar em campo. A Federação de Futebol do Piauí (FFP) realiza nesta segunda às 16h, na sede da entidade, o arbitral que definirá os últimos detalhes para o início do Campeonato Piauiense sub-19. No encontro, membros da FFP e representantes dos 11 times inscritos acertarão a tabela de jogos, datas e locais. Diferente do estadual profissional – realizado em dois turnos – o sub-19 acontecerá com partidas de ida e volta, onde os times serão divididos em dois grupos, Centro e Norte, que jogam entre si e classificam-se os dois primeiros de cada chave para as semifinais. O início do torneio está marcado para o próximo dia 22. Campão e o vice garantem vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016.

- O regulamento da competição não vai fugir muito do que foi no ano passado. Para facilitar a logística e diminuir gastos para os times, decidimos dividir em dois grupos por região. Assim, as equipes de Teresina ficam na chave Centro e os demais na Norte – confirmou Daniel Araújo, diretor de competições amadoras.

Ao todo, 11 times confirmaram presença no estadual. No Grupo Centro estão os três grandes da capital River-PI, Flamengo-PI e Piauí, além de Racing, Krac e Tiradentes. Já no Grupo Norte o atual campeão, Comercial-PI, abre a fila seguido pelo rival Caiçara, Altos, Parnahyba e Ferroviário-PI, este último também do litoral.

Imagem: Abdias Bideh/GloboEsporte.comAlbertão será o palco das semifinais e da grande final do Piauiense Sub-19.(Imagem: Abdias Bideh/GloboEsporte.com)Albertão será o palco das semifinais e da grande final do Piauiense Sub-19.

De acordo com a FFP, o Campeonato Piauiense sub-19 terá jogos de ida e volta, apenas entre as equipes dentro do seu respectivo grupo, com os dois primeiros avançando às semifinais. Nessa fase, o primeiro da Chave Centro encara o segundo da norte e vice-versa, com direito a vantagem do empate para quem obteve melhor campanha na fase inicial. Na decisão, o empate leva direto para as penalidades.

O estadual sub-19 será cercado de atenções. Isso porque especula-se nos bastidores que a FFP, em comum acordo com os clubes, estuda realizar a Copa Piauí na categoria sub-23. Sendo assim, os times participantes, como Flamengo-PI, Piauí, Caiçara e Parnahyba devem aproveitar boa parte da base para a competição. A Copa Piauí garante ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil no ano seguinte.

Tópicos: piauí, times, copa