Padrão Fifa: Albertão ganha novas traves e recuo de campo. Veja fotos

14/03/2017 16h35


Fonte Globoesporte.com

O estádio Albertão entrará de vez nos padrões exigidos pela Fifa em relação às dimensões oficiais do gramado. Ainda sem previsão para entrega, a praça esportiva deixará de ter 110m de comprimento por 75m de largura para se adequar aos 105m x 68m recomendados pela entidade máxima do futebol mundial.

As antigas traves de ferro foram substituídas por metas de alumínio e fincadas em novo local. A pintura do gramado deverá ser feita nos próximos dias. A Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), responsável pela administração do local, informou que está avaliando a possibilidade de o River-PI utilizar o novo gramado no mata-mata decisivo da Copa do Nordeste.

De acordo com o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Cesarino Oliveira, a adequação do gramado do Albertão foi obtida pela entidade estadual junto à CBF, que doou as traves, o sistema de marcação de linhas, redes e estruturas de alumínio para suporte. O trabalho de implantação das traves começou há pelo menos um mês.

- É uma forma de você se adequar ao padrão de estruturas das outras arenas no Brasil. Para os estádios das Séries A e B existe uma recomendação para que adequem, e estamos nos adiantando a isso. É uma nova medida de campo e é bom para que não haja essa discrepância quando um time daqui for jogar fora. A CBF fez a doação para a FFP servir ao Albertão. A implantação está sendo feita pela Fundespi – explicou Cesarino Oliveira.

Imagem: Dfran VerasEstádio Albertão, em Teresina.(Imagem:Dfran Veras)Estádio Albertão, em Teresina.

O plano de adequação da CBF começou no início do ano passado com arenas das Séries A e B com investimentos que passaram os R$ 2 milhões para a padronização dos campos de 43 estádios do Brasil. O dinheiro sai do fundo de legado deixado pela Fifa nos países que organizam a Copa do Mundo.

O padrão adotado é o mesmo de jogos da Copa do Mundo. A regra permite gramados que tenham entre 90 e 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura. Para jogos internacionais, a recomendação é mais específica: entre 100 e 110 metros de comprimento e de 64 a 75 metros de largura.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Fundespi informou que uma reunião entre o novo presidente da pasta do Governo do Estado com diretores do setor de engenharia deve avaliar a chance de entrega das novas marcações do campo o mais breve possível. De acordo com o órgão, há a chance de o River-PI receber um dos jogos da fase mata-mata na Copa do Nordeste.

De acordo com o regulamento específico da competição, é obrigatório o uso de estádios com capacidade mínima de 10 mil torcedores na semifinal e final. Casa oficial do Galo no Nordestão 2017, o estádio Lindolfo Monteiro pode receber 5.100 espectadores.

GIGANTE DA REDENÇÃO

Fundado em 1973, o estádio Governador Alberto Tavares Silva, o Albertão, está localizado no bairro Redenção, na zona Sul de Teresina, e possui capacidade estimada de cerca de 40 mil torcedores. O local encabeça a lista dos maiores estádios da região Nordeste.

Apesar da imponência, o local sofre ao longo de anos com a falta de cuidados básicos de preservação.

O Ministério Público chegou a solicitar à Federação de Futebol do Piauí adequações de higiene e instalação de banheiros químicos em dia de realização de jogos oficiais. A Fundespi informou, em setembro do ano passado, que seriam gastos cerca de R$ 100 mil em uma obra de melhoria e que havia a previsão para elaboração de um novo projeto de uma reforma mais ampla na praça esportiva. A pasta passou, em fevereiro desde ano, por troca no comando: o ex-presidente Vicente Sobrinho foi substituído por Paulo Martins.

Recentemente, foram iniciados os trabalhos de instalação de 64 câmeras eletrônicas para reforçar a segurança na parte interna e entorno do estádio. O prazo de cumprimento do contrato assinado em dezembro é de 12 meses.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: acordo, jogos, nordeste, gramado