Modelo de disputa do estadual 2016 é criticado por River e Fla-PI: Medíocre

25/11/2015 09h30


Fonte GEPI

O arbitral dos clubes para o Campeonato Piauiense 2016 trouxe uma situação que uniu a gregos e troianos. River-PI e Flamengo-PI, arquirrivais nos gramados, defenderam uma mudança no formato de disputa do estadual.

A dupla Rivengo propôs o sistema de pontos corridos, com a classificação dos quatro primeiros para semifinal e final, assim uma redução no número de datas do estadual. Tricolores e Rubro-Negros disputam a Copa do Nordeste no mesmo período do torneio local e gostariam de um estadual menor. A proposta, porém, não passou pela votação dos outros times, que optaram – por 12 a 11 – em manter o estadual sem alterações.

Ao fim do arbitral, presidentes de River-PI e Flamengo-PI protestaram. Júlio Arcoverde, gestor do Galo, considerou o formato antigo, sem atrativos para o torcedor e atacou o modelo definido.

Imagem: Josiel MartinsPresidentes em reunião para definição do Piauiense: regulamento não foi unanimidade.(Imagem:Josiel Martins)Presidentes em reunião para definição do Piauiense: regulamento não foi unanimidade.


- O River-PI não concorda. Queríamos uma forma de turno único, com os quatro melhores fazendo duas partidas de semifinal e, sem seguida, mais duas partidas de final, um sistema até mais fácil de entender. Seria uma forma que se adaptava com a Copa do Nordeste. Infelizmente, perdemos no voto e temos que aceitar. Nesse caso, teremos clubes que vão parar 15 a 20 dias. Você pagar uma folha salarial com um tempo de pausa assim fica difícil. Caímos na mesma fórmula de turno e returno que não está sendo mais usada nos estaduais, queríamos algo pujante. Não nos agradou, infelizmente foi escolhida uma fórmula medíocre. River-PI e Flamengo-PI, clubes de maior torcida do estado, perderam – analisou Júlio.

Tiago Vasconcelos, presidente do Flamengo-PI, até brincou pelo fato de River-PI e Flamengo-PI estarem do mesmo lado, mas admitiu uma mudança do planejamento no clube para atender às demandas das competições. O Piauiense começa no dia 30 de janeiro, a Copa do Nordeste no dia 14 de fevereiro.

Imagem: Josiel MartinsClique para ampliarJúlio Arcoverde conversa com presidente da FFP, Cesarino Oliveira, após o fim do arbitral. Presidente do River-PI subiu o tom ao criticar a forma escolhida para o Piauiense 2016.(Imagem:Josiel Martins)Júlio Arcoverde conversa com presidente da FFP, Cesarino Oliveira, após o fim do arbitral. Presidente do River-PI subiu o tom ao criticar a forma escolhida para o Piauiense 2016.
- Por participar da Copa do Nordeste no mesmo semestre, o ideal seria trabalhar com datas mais folgadas. Em toda hipótese, o Flamengo-PI vai brigar para disputar a taça, não há outro interesse que não seja esse. Na verdade, o sistema escolhido acaba obrigando o Flamengo-PI a jogar em datas que não estavam planejadas, naturalmente, causa um prejuízo na quantidade de jogos. Dá uma imprensada, mas vamos ter um elenco grande para ter peças de reposição para os dois campeonatos – defendeu o dirigente da Raposa. Autor da proposta em manter o estadual sem alterações, Batista Filho, presidente do Parnahyba, argumentou que a fórmula de turno e returno é mais democrática a todos os clubes.

- Entendemos que com dois turnos seja algo mais democrático e justo. Um turno direto corre o risco de ter equipes já classificadas logo, defendemos que o modo como ficou seja o melhor para um campeonato com o nível técnico mais alto – considerou Batista.

Votando pelo Piauiense em turnos, o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Piauí, Vasconcelo Pinheiro, acredita que o modelo escolhido foi o mais sensato.

- O medo de River-PI e Flamengo-PI é, por participarem de três competições, terem que usar um time A e um B porque vai chocar algumas datas da Copa do Nordeste, Piauiense e Copa do Brasil. Não haverá prejuízos. Com os turnos, o campeonato vai ser mais emocionante, igual e ninguém vai ser prejudicado ou beneficiado. Foi uma proposta seguida pela maioria – pontuou.

A Taça Cidade de Teresina e a Taça Estado do Piauí continuam com o mesmo peso: após sete rodadas, os quatro primeiros avançam e formam as semifinais. Os vencedores formam a final, e o campeão garante vaga na grande decisão. Na fase mata-mata, os jogos serão de ida e volta. Nas eliminatórias, em caso do empate, não haverá prorrogação ou pênaltis. O clube de melhor índice técnico avança. O regulamento, com os critérios definidos, deve sair até quarta-feira.
Imagem: Josiel MartinsJúlio Arcoverde conversa com presidente da FFP, Cesarino Oliveira, após o fim do arbitral. Presidente do River-PI subiu o tom ao criticar a forma escolhida para o Piauiense 2016.(Imagem:Josiel Martins)Presidente do Parnahyba (centro) defendeu a manutenção do Piauiense.

Em 2016, campeão e vice do Piauiense levam vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Ao vencedor do estadual, a vaga na Série D do Brasileiro será válida também para 2017,segundo mudança proposta pela CBF. A FFP vai realizar uma festa do lançamento do campeonato e planeja ações de divulgar a marca da competição como forma de aumentar o público nos estádios.

Veja mais notícias sobre Local, clique em florianonews.com/esportes-local

Tópicos: flamengo, river, piauiense