Judô Queiroz usa revezamento como estratégia para avançar no Grand Prix

08/11/2014 11h18


Fonte G1 PI

Imagem: Wenner TitoClique para ampliarParte da equipe do Judô Queiroz no Grand Prix 2014.(Imagem:Wenner Tito)Parte da equipe do Judô Queiroz no Grand Prix 2014.

A equipe Judô Queiroz começa a disputar neste sábado o Grand Prix, competição da elite de clubes do judô nacional. Com dez atletas, sendo sete piauienses e três contratados de fora do estado, a meta da equipe é se manter entre os melhores e superar o resultado de 2013, quando ficou em sétimo lugar.

A competição conta com 12 clubes no total. Além do Judô Queiroz, estão na disputa: Pinheiros, Minas Tênis Clube, Intituto Reação, Sogipa, Santo André, São Caetano, Jequiá, Osasco, Sesc Vitória, Sesi-SP e São José dos Campos, sendo que os quatro primeiros são cabeças de chave.

A primeira fase do Grand Prix é organizada em quatro chaves, com três clubes cada. Além dos cabeças de chave, mais dois clubes serão sorteados para compor cada grupo. Os confrontos são realizados em melhor de cinco lutas e, ao fim dos confrontos, os dois primeiros colocados avançam para a fase seguinte, enquanto os últimos de cada grupo irão disputar a permanência na elite (os dois últimos são rebaixados). A estratégia de Queiroz Filho, treinador do Judô Queiroz, é poupar os titulares contra os cabeças de chave, para tentar a vitória contra os outros adversários.

- Sabemos da dificuldade que é disputar contra equipes que tem investimento altíssimo. Entre os oito demais times, um pelo outro tá todo mundo muito parecido, tudo pode acontecer. Vai depender muito de sorte, de pegar uma luta boa. Tem muito atleta em final de temporada que está machucado, o que não é o nosso caso – explica Queiroz.

Imagem: Wenner TitoParte da equipe do Judô Queiroz no Grand Prix 2014.(Imagem:Wenner Tito)Parte da equipe do Judô Queiroz no Grand Prix 2014.

Na segunda fase, as oito equipes restantes são divididas em dois grupos de quatro, com os dois primeiros avançando para as semifinais, e os vencedores destas para a final. Os quatro eliminados na segunda fase vão para as decisões de 5º e 7º lugar, meta a ser superada pelo Judô Queiroz.

- Eu ficaria feliz se continuar na elite do judô nacional. Ano passado ficamos em sétimo, quem sabe agora um degrau a mais? – diz o treinador.

A disputa do Grand Prix começa na manhã deste sábado, com as duas primeiras fases. No domingo serão disputadas as semifinais, disputa do terceiro lugar e a grande final. A equipe do Judô Queiroz é formada por: Fabrício Alves (-66kg), João Batista (-73kg), Stanley Torres (-73kg), Leonardo Miranda (81kg), Medeiros Neto (81kg), Fabieldo Torres (81kg) e Francinaldo Segundo (+100kg). Além dos representantes locais, outros três contratados se juntam à equipe em Minas: Gabriel Pinheiro (-66kg – Pernambuco), Roberto Vicente (-90kg – Mato Grosso) e Eduardo Faria (-90kg – Espírito Santo).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook